PLANO PARA 9º
SEMANA DE AULA - 1°ano/9
DATA: 26 /03/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA: ATIVIDADES
LIVRO PAG: 50 a 51
Fichas de atividades pág: 35 à 38
1ª
aula
Componente Curricular: língua
Portuguesa
Unidade Temática: A cidade está cheia
de símbolos
Objetivos de conhecimentos:
v Trabalhar o sentido
das placas de sinalização para que os alunos retomem o conteúdo sobre os símbolos que eles vem no
dia a dia.
Habilidades: EF15LP09
v
Situação Didática
v É importante discutir
com os alunos a respeito com os alunos a respeito dos locais onde podemos
encontrar tais símbolos para que percebam que estão presentes em todo meio
social de acordo com a mensagem que querem comunicar.
v A percepção de que
alguns símbolos podem vim acompanhados de palavras ou frases é muito
interessante neste momento de transição pelo qual as crianças estão passando,
deixando de representar o mundo e as emoções apenas por meio de desenhos e
utilizando palavras.
v “Propôs o jogo de game” balão estourado” diversão e interação com o conteúdo palavras e símbolos
AVALIANDO A ATIVIDADE
É interessante que após o Ditado
Estourado, as crianças façam a escrita das palavras na cruzadinha. Para isso,
podemos usar a correção coletiva ou escrever na folha da própria criança para
ela observar e reescrever a palavra de forma convencional. É importante que ela
tenha o modelo correto, estando presente no momento da correção.
v Vídeo final... Despedida da aula
TIA: NAZA
PLANO PARA 8º SEMANA DE AULA - 1°ano/9
DATA: 19 /03/ 2021 Professora: Nazaré Castro💕 Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
2ª
aula
Componente Curricular: língua
Portuguesa
Unidade Temática: brincando com as
palavras.
Objetivos de conhecimentos:
v
Aprender mais sobre o gênero parlenda
e ampliar o repertório de parlenda para brincar
v
Utilizar estratégias diversas de
reconhecimento de palavras
v
Ajustar oral ao escrito para
reconhecer palavras sem saber ler
v
Utilizar o conhecimento sobre o valor
sonoro das letras
v
Refletir sobre as rimas sem e com
presença da escrita – consciência fonológica de rimas
v
Pôr em jogo o que sabe para escrever convencionalmente
v Habilidades: EF15LP01- EF15LP02
v Situação Didática
v A proposta de antecipação da leitura neste caso
necessário que os alunos fiquem atentos à leitura da parlenda para que consigam
identificar as palavras solicitada pelo anunciado da atividade.
v Mais uma vez, é
fundamental que o texto reproduzido em suporte diferente, como cartaz \ quadro
\ vídeo para que possa chamar atenção em relação á direção da escrita , ás
palavras que compõem o texto e ao espaçamento entre palavras.
v As parlendas são especialmente
eficaz nas atividades que ajudam as crianças refletir sobre a relação
fonema-grafema (relação entre o que se fala e o que se escreve.)
A proximidade sonora entre as
palavras que compõem esses textos favorece a reflexão acerca do sistema de
escrita, pois favorece pistas importantes ás crianças sobre as possíveis letras
a serem usadas em cada palavras.
v Será necessário antes
de começar a aula onlane recorta e reservar o material de apoio de apoio nas
páginas 5 á 11
dáVIDEO 1
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