domingo, 14 de março de 2021

Aulas Remotas GRUPO A

PLANO PARA 9º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 22/03/ 2021

GRUPO A

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

 atividades: fichas de atividades pag: 127 a134

1ª aula

Componente Curricular: HISTÓRIA

Unidade Temática: Minha família

Objetivos de conhecimentos:

v Compreender que todos pertencem a uma família

Habilidades (EF01HI06- EF01HI01-EF01HI07) 

Situação Didática 

v Para os exercícios de fixação de conteúdos “MINHA FAMÍLIA”, Após a leitura do texto faça o que se pedi observando as características indicadas para cada personagens. Orientar os alunos a desenharem uma árvore genealógica iniciando pelos avós da família citada no texto. Atenção, pois o texto de um avô. Deixe a criança escolher se eles serão avós maternos ou paternos ou dividir um para o pai  e outro para a mãe

v Orientar nas atividades propostas sobre  a historia de Valentina.

v Desenhar e criar um personagem de história em quadrinhos dando um nome e sobrenome.

v Responder as atividades propostas identificando os membros de uma família.

v  Leitura da música “gente tem sobrenome” solicitar ajuda de adulto para registrar a origem do seu próprio nome.

v Observar fotos e criar legendas para cada uma delas.

Vídeo 1   GENTE TEM SOBRENOME.



2ª aula  DATA: 22\03/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

ATIVIDADE  NO LIVRO PAG.: 240 A 245

3ª aula

Componente Curricular: ARTE

Unidade Temática: DANÇANDO COM PAPEL

Objetivos de conhecimentos:

v Conhecer  os adereços que fazem parte da historia folclórica de cada dança.

v Compreender  que a dança faz parte da nossa vida e que, em meio a brincadeira, podemos criar e executar danças.

v Identificar diferentes tipos de danças diferentes das regiões do Brasil .

Metodologia:

v Será abordada a linguagem da dança como tema, tendo referencia o suo de adereços para deixar o espetáculo mais dinâmico e atrativo visualmente.

Habilidades: EF15AR08- EF15AR09-

  Situação Didática 

v Pedir aos alunos que analise a imagem de abertura, sondando, assim, seu conhecimento prévio sobre danças. Questione se já assistiram a uma dança ou se já dançaram. Perguntar  o que chama atenção nesse estilo de dança¿

v Ajudar as crianças registrarem, como souberem uma dança que utilizam objetos.

v Explorar as imagens e leitura sobre danças folclóricas e danças.

v Na atividade MÃO NA MASSA o aluno terá que ligar as imagens das danças com as suas características mostrando os seus conhecimentos sobre  as danças folclóricas brasileiras.

 


PLANO PARA 8º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 16/03/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

GRUPO B

AGENDA 

 Atividades: fichas de atividades pag: 117 a 124

1ª aula

Componente Curricular: HISTÓRIA

Unidade Temática: Minha Identidade

Objetivos de conhecimentos:

v Compreender que todos pertencem a uma família

v Identificar nomes e sobrenomes

Habilidades (EF01HI06- EF01HI01-EF01HI07) 

Situação Didática 

v Para os exercícios de fixação de conteúdos “MINHA IDENTIDADE”, marcar a alternativa: certidão de nascimento que é o documento que contem informações importantes, como o nome dos pais, e dos avos e o horário, o mês e o dia do nascimento.

v Aproveitar e observar a certidão de nascimento com ajuda de um adulto e completar o que se pede.

v Nas  atividades visomotora observar as imagem colorida e marcar a sombra igual.

v Quantos aninhos você tem¿... Circular o número de bolinhos referente á idade que fará no próximo aniversario.

v Desenhar ou colar uma imagem de uma situação engraçada que aconteceu como você.... Poderá gravar um pequeno vídeo para postagem no grupinho de zap.

v Obervar a imagem e circular em que fase da vida está no momento.

v Marcar a alternativa: As pessoas têm histórias de vida diferentes, embora passem por momentos semelhantes.

v Marcar a alternativa: NÃO. Pois, como base na resposta anterior, o momento que mais marcou a sua vida é o mesmo  que marcou a vida das pessoas que integram a sua família.

v Autoavaliação: Marcar um X  de acordo com a legenda.

v Observar as fotos e escrever o que elas representam.

v Desenhar ou colar uma foto de um acontecimento de sua vida.

Vídeo 1  

 

2ª aula

AGENDA 

 Atividades:  No livro pag.: 266 a 269.

 

Componente Curricular: Ensino Religioso

Unidade Temática: Atitudes na roda de filosofia

Objetivos de conhecimentos:

v Compreender a importância do diálogo

Metodologia:

v Será abordado o diálogo, definido a sua importância e elementos indispensáveis para um bom diálogo. 

Situação Didática

v Leitura do que está escrito em cada um dos balões e conversar com as crianças perguntando a sua opinião. Finalizar conversando sobre a importância do diálogo na sala de aula ampliando para outras situações da vida.

v Fazer a corujinha da seção “Mão na massa”.

v  O objetivo da atividade da seção “com a lupa na mão” é que o aluno relacione o “saber” com o amigo. “ dialogar com amigos faz com que eu aprenda  coisas novas, isso por vez, me faz ser mais amigos do saber. Por fim, isso tudo me leva a filosofar.

v Falar sobre o conceito de saber e relacionar com o fato de “ser amigo”, para depois relacionar “ amigo” e “saber” com o conceito de filosofia.

v Para auxiliar na figura do filosofo Sócrates.... leitura do texto retirado do livro “ O MUNDO DE SOFIA”.  

Vídeo 1   APRENDENDO A FAZER UMA CORUJINHA...



 

 AGENDA 

ATIVIDADE DA PAG.: 238

3ª aula

Componente Curricular: ARTE

Unidade Temática: papel faz som¿

Objetivos de conhecimentos:

v Montar uma banda com diferentes instrumentos de sucatas.

Metodologia:

v Será trabalhada linguagem da música. O objetivo é relacionar o papel com a produção musical. Para isso será abordado a sonoplastia como ferramenta de produção sonora para espetáculos cênicos. Em atividades será tratado o papel como material de produção artística.

Habilidades:

v Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão  diversas formas e gêneros de expressão musical.

v Perceber e explorar os elementos construtivos da musica.

v Explorar fontes sonoras diversas  como existentes no próprio corpo ( palmas, voz, percepção corporal).e nos objetos do cotidianos.

v Reconhecer a notação musical convencional.

  Situação Didática 

v Para a próxima aula, trazer diferentes tipos de sucata ou um instrumento musical produzido de material reciclado.

v Para iniciar a seção aprender brincando, tocar um tambor ou um  balde  um ritmo, fazendo com que os alunos acompanhem batendo palmas. Em seguida apresentar o copo e realizar a ordem de forma de tocar os copos.

v Musica dos copos...



Pega copo

Pega copo

Passa copo

Passa copo

Vira copo

Vira copo

Passa copo

Passa copo

Ta tu dum (3 BATIDAS NA MESA )

Ta tu dum

Ta tu dum dum (4 BATIDAS NA MESA) 

Ta tu dum dum

Ta tu dum

Passa copo

Ta tu dum

Vira copo

Ta tu dum dum

Vira copo

Passa copo

Vira copo

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Projeto libras

Projeto Libras