quarta-feira, 10 de março de 2021

GEOGRAFIA

PLANO PARA 7º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 11/02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

ATIVIDADES NO LIVRO PAG. 180 a 181


1ª aula

Componente Curricular: Geografia

Unidade Temática: Trabalho voluntário

Objetivos de conhecimentos:

v  Conhecer o conceito do trabalho e suas variações

Habilidades: EF01GE03-EF01GE07

Situação Didática:

v  Procurar identificar algum problema ou uma instituição nos arredores da escola que necessite de algum tipo de ação solidária, como asilos, orfanatos, hospitais, entre outros.

v  Realizar roda de conversa para que os alunos proponham que poderiam ser feitas na escola para ajudar as instituições que existem próximos a ela, por exemplo arrecadação de roupas e alimentos.

 

Vídeo:  TRABALHO VOLUNTARIO DA PASTORAL DA CRIANÇA






PLANO PARA 6º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 04 /02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

ATIVIDADES NO LIVRO PAG. 176 á 179

para casa: pag. 178\ 179.

projeto: dia da mulher no caderno de geografia.

 

1ª aula

Componente Curricular: Geografia

Unidade Temática: Trabalho na comunidade

Objetivos de conhecimentos:

v Conhecer o conceito do trabalho e suas variações

Habilidades: EF01GE03-EF01GE07

Situação Didática:

v Explorar as ilustrações que apresentam diferentes tipos de trabalho. Indagar sobre as atividades realizadas, a importância dessas atividades para a comunidade. Fazer pensar na presença desses trabalhos em seu dia a  dia.  

v Abordar o conceito de salário.

v Explicar a pratica do escambo existiu, em diversas sociedades, em diferentes momentos do passado e existem também no presente.

v Na atividade proposta na seção Aprender brincando. Todas as trocas devem ser mediadas pela professora na negociação. Serão comunicado os familiares, de uma forma clara, do objetivo da atividade. Solicitar aos familiares que definam com os alunos o objeto que será disponibilizado para a atividade de troca.Proposta para sexta: Dia: 05\03\2021

v Projeto dia da Mulher: atividades mulher no mercado de trabalho.  

 

Vídeo:  A história do salário.




  

PLANO PARA 5º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 25 /02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

Para casa: fichas de atividades 97 a 100 


1ª aula

Componente Curricular: Geografia

Unidade Temática: Espaços ao meu redor

Objetivos de conhecimentos:

v Reconhecer e distinguir diferentes espaços públicos

Habilidades: 

v Conhecer os diferentes usos dos espaços públicos

Situação Didática 

v Conversa sobre os diferentes lugares que conhecem fazer levantamento sobre alguns lugares que costumam visitar e com base nesse levantamento que os temas são conduzidos e aprofundados.

v Comentar que os espaços têm diferentes funções... Fazer comparação com a casa e a escola. 

v Apresentar exemplos de diferentes lugares  e suas funções.

v Conceituar os lugares públicos: praças e parques  e que são de todos e deixar desenhar 

v Apresentar o profissional que arquitetou e criando vários espaços no território brasileiro.

v Na atividade trabalhar a percepção aos diversos elementos que podemos observar os espaços em que convivemos.

v Proposto que desenhe os espaços que conhecem

v Utilizar material de apoio para colagem.

Vídeo 1  


UNIVERSIDADE DA CRIANÇA – IEPAM  

PLANO PARA 4º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 18/ 02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

1ª aula

Componente Curricular: GEOGRAFIA

Unidade Temática: As diferentes moradias

Objetivos de conhecimentos:

*    Conhecer o conceito de lugar

    Perceber a relação entre os lugares, bem como os diferentes e semelhantes entre eles.

*    Compreender a função dos lugares e dos elementos que os compõem.

Habilidades: 

  💫 Observar diferentes tipos de moradias e seus elementos.

     💫identificar quais materiais forma usados na construção de sua casa.

Situação Didática 

*   💖Para ampliar as habilidades solicitar as alunos que descrevam cada moradia e seus elementos. Anotar no quadro o que mencionarem. 

      💖 Ao identificar e descrever e estabelecer comparativos com as diferentes moradias que observou. As respostas são pessoais e dependem da realidades de cada criança. 

     💖Para finalizar, propor uma atividade lúdica de recorte e cole ( disponível no material de apoio). 

 

Vídeo 1 👇




UNIVERSIDADE DA CRIANÇA – IEPAM  

PLANO PARA 3º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 11/ 02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕



1ª aula


Componente Curricular:GEOGRAFIA

Unidade Temática: MEU ESPAÇO

Objetivos de conhecimentos:

*    Conhecer o conceito de lugar

*    Perceber a relação entre os lugares, bem como os diferentes e semelhantes entre eles.

*    Compreender a função dos lugares e dos elementos que os compõem

Habilidades: 

*    Explorar o ligar de vivência do aluno, a fim de fazê-lo refletir sobre as similaridades e as diferenças entre os ambientes e os objetos que ele utiliza no cotidiano.

*     Desenvolver uma visão critica dos diversos lugares presentes em seu dia a dia.

*    Identificar funções e semelhanças e diferenças do espaço vivido.

Situação Didática 

*    Solicite que os alunos observem as imagens com atenção, questionando-os sobre quais são os lugares apresentados. Peça que indiquem elementos que comprovem que se trata de um quarto de dormir e de uma sala de aula.

*     Explicar para os alunos o significado da palavra rotina: Hábitos de fazer algo sempre do mesmo modo e na mesma sequência

Deixar falar o que atividades fazem em casa, aproveitar para mostrar que rotina de cada casa pode variar.

Demonstrar se os alunos conseguem identificar cada cômodo, de acordo com os objetos e o que as pessoas estão fazendo em cada um deles.

*    Conversar sobre a rotina da escola, fazer levantamento com os alunos das diferenças e semelhanças entre as atividades que desenvolver em casa e na escola.

*    Explicar que quando bagunçamos algum lugar, devemos arrumá-lo, pois um espaço organizado auxilia na realização de novas tarefas.

Vídeo 1 👇

 

Projeto libras

Projeto Libras