domingo, 11 de abril de 2021

MATEMÁTICA












DATA: 01/06/ 2021

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA:

PARA CASA: 

Livro ficha de atividades pág:47/48/57/58/67/68 /75/ 76

Em sala: 

 Atividades  de revisão 

 Caderno de Matemática 

CIENTE:_____________________

2ª aula

Componente CurricularMATEMÁTICA

Unidade Temática 

📚Leitura  e escrita de números  até 60

📚Localização. 

📚Números ordinais/ estimativas 

📚Medidas 


Objetivos de conheciment

 📚 Identificar  e escrever  uma sequência numérica.

📚 Descrever  a localização de pessoas.

📚 Descrever medidas do tempo

📚 Contar e ordenar

Habilidades: EF01MA01-

 EF01MA12. 

 

Situação Didática 

📚 📚 Nas atividades de fixação, auxiliar as crianças  para que possam realizar as atividades  propostas.

 

Vídeo Aula 👇

🌟🌻FELIZ  TERÇA  FEIRA PARA TODOS.🌻🤩 


DATA: 27/05/ 2021

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA:

PARA CASA: 

Livro ficha de atividades pág:  75/ 76

Em sala: 

Livro ficha de atividades 

 pág: 57/58 e 67/68

CIENTE:_____________________

2ª aula

Componente CurricularMATEMÁTICA

Unidade Temática 

📚Leitura  e escrita de números  até 60

📚Localização. 


Objetivos de conheciment

 📚 Identificar  e escrever  uma sequência numérica.

📚 Descrever  a localização de pessoas.

Habilidades: EF01MA01-

 EF01MA12. 

 

Situação Didática 

📚 📚 Nas atividades de fixação, auxiliar as crianças  para que possam realizar as atividades  propostas.

 

Vídeo Aula 👇

🌟🌻FELIZ  QUINTA- FEIRA PARA TODOS.🌻🤩  

 PLANO PARA 6º SEMANA do 2º BIMESTRE  DE AULA - 1°ano/9






DATA: 20/05/ 2021

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA:

PARA CASA: 

Livro ficha de atividades pág:  69/ 70

Em sala: 

Livro ficha de atividades 

 pág: 71 à 74

CIENTE:_____________________

2ª aula

Componente CurricularMATEMÁTICA

Unidade TemáticaComo localizar

Objetivos de conhecimentos

📚Indicar a localização  de objetos.

📚 Observar o espaço da sala de aula e de outros locais. 

📚 Descrever  e interpretar  trajetos.

Habilidades: EF01MA07- EF01MA11-

 EF01MA12. 

 

Situação Didática 

📚 📚 Nas atividades de fixação, auxiliar as crianças  para que possam realizar as atividades  propostas.

📚📚 Reforçar o conteúdo localização através da observação da sala de Daniel descrevendo a localização  das pessoas  no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização  de termos que se referem  à posição, como à direita, à esquerda, em cima, em baixo, é  necessário explicitar-se o referencial.

📚📚 Fixar conteúdo   números ordinais através da observação  do quarto de Daniel e completar as frases. Utilizar estratégias  para representar  uma ordem do cotidiano.

Vídeo Aula 👇

🌟🌻FELIZ  QUINTA- FEIRA PARA TODOS.🌻🤩


PLANO PARA 6º SEMANA do 2º BIMESTRE  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 18/05/ 2021

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA:

PARA CASA: 

Livro ficha de atividades pág:  67/ 68

Em sala: 

Livro ficha de atividades 

 pág: 63 à 68

CIENTE:_____________________

 1°aula

Componente CurricularMATEMÁTICA

Unidade TemáticaMEDIDAS


Objetivos de conhecimentos:

 📚Utilizar partes do corpo para realizar medições.

📚 Aprender  algumas medidas não convencionais.

📚 Comparar medidas.

📚 Aprender algumas  medidas de tempo.

HabilidadesEF01MA06- EF01MA15- EF01MA16- EF01MA17-  EF01MA18.

  Situação Didática 

📚Nas atividades de fixação, auxiliar as crianças  para que possam realizar as atividades  propostas.

📚 Relembrar o conteúdo Medidas de tempo: o calendário  que é uma forma de registrar o tempo  nele é possível  explorar os dias das semanas, quantidades  de semana que têm o mês e o ano. Na atividade  proposta  descobrir as  regularidades  de um calendário. 

📚 Explicar que podemos utilizar partes do corpo para medições (Não  convencionais). Realizar atividades  para comparação  de medidas ajudando a perceber o que acontece quando medimos algo utilizando unidades de medidas medidas  diferentes.

📚 Relembrar e explorar os períodos do dia e sequência de Acontecimentos relacionados ao dia dia.

Vídeo Aula 👇

🎓🎓🎓


PLANO PARA 5º SEMANA  DO 2º BIMESTRE.

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

Data: 13/05/2021 

AGENDA: copiar

 ATIVIDADES  NO LIVRO PÁG: 110 à 117

PARA CASA: Livro pág: 117

 1ª aula

Componente CurricularMATEMÁTICA

Unidade TemáticaComo localizar

Objetivos de conhecimentos

📚Indicar a localização  de objetos.

📚 Observar o espaço da sala de aula e de outros locais. 

📚 Descrever  e interpretar  trajetos.

HabilidadesEF01MA11-

 EF01MA12.

  Situação Didática 

📚 Na atividade Mão  massa desenvolver o conceito chamado reversibilidade, é  algo adquirido à  medida que eles se tornam capazes  de encontrar referências espacial que os orientem. A noção  de acessibilidade diz respeito ao desenvolvimento cognitivo da Criança.

📚 Na atividade  3 fazer a leitura para as crianças localizando as palavras desconhecidas . Observar que os comandos para os alunos estão  baseados nas crianças da cena.

📚 Na atividade 4 da seção  Mão  na massa, a ideia é  que os alunos estabeleçam  uma relação entre a forma da sala é a representação dos objetos que existem nela.

📚 Na seção  aprender  brincando tem como objetivo ▪︎ Descrever e interpretar pequenos trajetos.

▪︎Explorar as expressões  que indicam a posição  de um objeto ou uma pessoa, como: à  direita, à  esquerda, para frente etc.

🌟🌻FELIZ  QUINTA- FEIRA PARA TODOS.🌻🤩


📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚

PLANO PARA 5º SEMANA  DO 2º BIMESTRE.

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

Data: 11/05/2021 

AGENDA: copiar

 ATIVIDADES  NO LIVRO PÁG: 104 à 109

PARA CASA: Livro pág: 107

 1ª aula

Componente CurricularMATEMÁTICA

Unidade Temática: Como localizar

Objetivos de conhecimentos

📚Indicar a localização  de objetos.

📚 Observar o espaço da sala de aula e de outros locais. 

📚 Descrever  e interpretar  trajetos.

HabilidadesEF01MA11-

 EF01MA12.

  Situação Didática 

📚 Na seção  Conversa vai... Objetivo   é resgatar os conhecimentos  que eles já têm  sobre a indicac da localização  de alguns objetos.


📚Na seção  Conversa vem... indicar as ecorações  que conhecem, desenvolvendo as habilidades EF01MA11-

 EF01MA12 da BNCC.

📚Na atividade 1 Escrever  no quadro as  orientações  que eles devem seguir para a colagem das figuras. 

📚 Na atividade 2 Desenhar e escrever para registrar as respostas.


📚 No ícone  oralidade, permitir  aos alunos que falem, para  perceber a noção  de literalidade  que eles já  possuem e o que precisa ser aprimorado.

📚 Na atividade 1 da seção  Mão  na massa notar que é  mais fácil  para os alunos observarem o que está  à  sua direita ou esquerda do que observar o que está à  direita de outro objeto. (Respostas pessoais).

VÍDEO 1 


VÍDEO 2


🌟🌻FELIZ  TERÇA- FEIRA PARA TODOS.🌻🤩


PLANO PARA 4º SEMANA  DO 2º BIMESTRE.

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA: copiar

Data: 06/05/2021 


 1ª aula

Componente CurricularMATEMÁTICA

Unidade TemáticaMEDIDAS

Objetivos de conhecimentos

📚Utilizar partes do corpo para realizar medições.

📚 Aprender  algumas medidas não convencionais.

📚 Comparar medidas.

📚 Aprender algumas  medidas de tempo.

HabilidadesEF01MA06- EF01MA15- EF01MA16- EF01MA17-  EF01MA18.

  Situação Didática 

📚Nas atividades de fixação, auxiliar as crianças  para que possam realizar as atividades  propostas.

📚Vamos retomar as partes do corpo que usamos para  medir.

📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚

 

      
 
        
 

 PLANO PARA 3º SEMANA  DO 2º BIMESTRE.

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA: copiar

1ª aula

Componente CurricularMATEMÁTICA

Unidade TemáticaMEDIDAS


Objetivos de conhecimentos:

 📚Utilizar partes do corpo para realizar medições.

📚 Aprender  algumas medidas não convencionais.

📚 Comparar medidas.

📚 Aprender algumas  medidas de tempo.

HabilidadesEF01MA06- EF01MA15- EF01MA16- EF01MA17-  EF01MA18.

  Situação Didática 

📚Antes de apresentar o conteúdo, investigar os conhecimentos prévios. É possível que eles já tenham tido algum contato com os instrumentos de registro de tempo, porém não saibam explicar como são  usados.

📚Ao utilizar o calendário como forma de registrar o tempo, é possível explorar os dias das semanas, descobrir a quantidade de semanas que um mês pode ter e representar uma data, desenvolvendo as habilidades EF01MA17-EF01MA18.

📚  Explorar os períodos do dia  e sequência de acontecimentos relativos a um dia, desenvolver as habilidadesEF01MA16- EF01MA17.


Vídeo Aula 👇

🎬https://youtu.be/obVzbYxapEg

Vídeo Aula👇

🎬https://youtu.be/nBgFFFHRx4c


😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘

 

           
 PLANO PARA 3º SEMANA  DO 2º BIMESTRE - 1°ano/9

 

DATA: 29/04/ 2021

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA: copiar

1ª aula

Componente CurricularMATEMÁTICA

Unidade Temática: MEDIDAS

Objetivos de conhecimentos:

 📚Utilizar partes do corpo para realizar medições.

📚 Aprender  algumas medidas não convencionais.


HabilidadesEF01MA06- EF01MA15- EF01MA16- EF01MA17-  EF01MA18.

  Situação Didática 

📚Na seção conversa vai... Perguntar para as crianças se é mesmo possível utilizar parte do corpo como a unidade de medida.


📚Na seção na Massa Explicar aos alunos como podemos utilizar o palmo, o passo para fazer as medições.

📚 Na atividade 1 sistematiza todo um processo de construção dos conceitos de medidas e de unidade.

📚Aproveitando para deixar os alunos a levantarem hipóteses, nesse momento, não dá as respostas.


📚Anotar no quadro a fim de que sejam retomadas e contribuam para que os alunos cheguem as conclusões viáveis. Sugerir que comparem o tamanho dos dois pés presentes no material de apoio.

Vídeo Aula 1👇

https://youtu.be/GVN4-r7KOOw

DATA: 20 /04/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

1ª aula

Componente Curricular: MATEMÁTICA

Unidade TemáticaTUDO EM ORDEM

Objetivos de conhecimentos:

    🌟Rever conteúdo para fixação 
🌟Usar tabelas para apresentar e organizar informações.
🌟Utilizar os números  ordinais.
🌟Ampliar  o senso numérico  até  60.

HabilidadesEF01MA21- EF01MA22

  Situação Didática 

v  Nas atividades de fixação, auxiliar as crianças  para que possam realizar as atividades  propostas.

🌟 Nas atividades  1 observar a votação  dos brinquedos  preferidos dos alunos da escola Mágica  e anotar os resultados e completar com os números  correspondentes.

🌟 Atividade  2 - Solicitar que circule as figurinhas e animais de brinquedos de 3 em 3 grupos para evitar  a contagem .... É  importante  ajudar as crianças  a desenvolver estratégias  que evitem a contagem de um a um. Com esse objetivo, as atividades  solicitam que os procedimentos  utilizados sejam justificados.

🌟 Atividade 1  - O objetivo é  ajudar os alunos a perceberem como realizar a leitura de uma tabela . E que percebam a estatísticas  é  uma ferramenta que possibilita compreender melhor determinada realidade. 

🌟Ajudar na percepção  é na análise do gráfico, preenchendo a tabela usando algarismo é escrevendo por extenso. 

🌟 Nas questões  a seguir desenvolver habilidades em que o Aluno deve reconhecer  o patrão (regularidade ) e completar os elementos faltantes da sequência. 

Vídeo 1 



 











PLANO PARA 1º SEMANA  DO 2º BIMESTRE - 1°ano/9


DATA: 15 /04/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

1ª aula

Componente Curricular: MATEMÁTICA

Unidade Temática: TUDO EM ORDEM

Objetivos de conhecimentos:

v Usar tabelas para apresentar e organizar informações.

v Identificar linhas e colunas de uma tabela.

Habilidades: EF01MA21- EF01MA22

  Situação Didática 

v No momento iniciaremos com a leitura e a interpretação de tabelas e gráficos de barras e de colunas, oferecemos insumos aos alunos para desenvolver parte da  habilidade EF01MA21da BNCC

v Na atividade Mão na Massa tem como objetivo ajudar os alunos a perceber como realizar a leitura de uma tabela.

Quando propomos aos alunos que realizem pesquisas de interesse, organizando dados de forma pessoal, estamos auxiliando no desenvolvimento das habilidades  EF01MA21- EF01MA22

v  Com vistas a construir um gráfico de barras e ou de colunas, no quadro ou em uma cartolina, construir eixos indicando as  frutas. É conferir o gráfico construído com tabela, fazendo a correspondência um a um.

v Fazer a leitura da atividade 1 com os alunos, descrever e fazer que façam também no livro, pois isso facilita a percepção dos alunos na análise do gráfico.

Vídeo 1 

 

 

 PLANO PARA O 1ª SEMANA DO 2º BIMESTRE DE AULA - 1°ano/9

DATA: 13 /04/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA: copiar

1ª aula

Componente Curricular: MATEMÁTICA

Unidade Temática: TUDO EM ORDEM

Objetivos de conhecimentos:

v Utilizar os números ordinais;

v Ampliar o senso numérico até 60.

HabilidadesEF01MA01, EF01MA03, EF01MA04, EF01MA07, EF01MA10.

  Situação Didática 

v Na seção Conversa vai... A intenção é resgatar o que os alunos já sabem sobre os números ordinais. Fazer perguntas sobre os termos que aparecem na abertura  e o que eles significam.

v Questionar os alunos sobre os números que aparecem na imagem da abertura que indicam ordem. É possível que eles já apresentem algum conhecimento sobre números ordinal, pois são utilizados no dia adia. Nesse momento está sendo desenvolvendo a habilidade EF01MA01

v Propor a brincadeira seu Mestre Mandou... Adaptar na aula online

v Ao abordar o t ema estimativa, levar para sala de aula dois sacos com bolinhas ou tampinhas de garrafas, um mais e outro com menos, indagar qual saco tem mais bolinhas ou tampinhas. Permitir que os alunos falem outras situações em que podemos usar a estimativa.

v Objetivo das atividades MÃO NA MASSA é apresentar diferentes maneiras de comparar duas coleções de objetos organizados ou não, desenvolvendo habilidades  EF01MA03.

v Ampliar o campo numérico dos alunos de forma a fazê-los observar as regularidades presentes na forma de falar e de escrever os números, desenvolvendo EF01MA01, EF01MA03, EF01MA04, EF01MA07.

v Utilizar material de apoio da15 e 17, e solicitar aos alunos que guardem em um envelope de papel por exemplo.

v Na atividade 2 da seção Mão na massa é desenvolvida a habilidade EF01MA10, em que deve reconhecer o padrão de regularidade e completar os elementos faltantes da sequência.

Vídeo: 



Copiar no caderno de matemática

 









Nenhum comentário:

Projeto libras

Projeto Libras