DATA: 01/06/ 2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
Livro ficha de atividades pág:47/48/57/58/67/68 /75/ 76
Em sala:
Atividades de revisão
Caderno de Matemática
CIENTE:_____________________
2ª aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática:
📚Leitura e escrita de números até 60
📚Localização.
📚Números ordinais/ estimativas
📚Medidas
Objetivos de conheciment
📚 Identificar e escrever uma sequência numérica.
📚 Descrever a localização de pessoas.
📚 Descrever medidas do tempo
📚 Contar e ordenar
Habilidades: EF01MA01-
EF01MA12.
Situação Didática
📚 📚 Nas atividades de fixação, auxiliar as crianças para que possam realizar as atividades propostas.
Vídeo Aula 👇
DATA: 27/05/ 2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
Livro ficha de atividades pág: 75/ 76
Em sala:
Livro ficha de atividades
pág: 57/58 e 67/68
CIENTE:_____________________
2ª aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática:
📚Leitura e escrita de números até 60
📚Localização.
Objetivos de conheciment
📚 Identificar e escrever uma sequência numérica.
📚 Descrever a localização de pessoas.
Habilidades: EF01MA01-
EF01MA12.
Situação Didática
📚 📚 Nas atividades de fixação, auxiliar as crianças para que possam realizar as atividades propostas.
Vídeo Aula 👇
PLANO PARA 6º SEMANA do 2º BIMESTRE DE AULA - 1°ano/9
DATA: 20/05/ 2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
Livro ficha de atividades pág: 69/ 70
Em sala:
Livro ficha de atividades
pág: 71 à 74
CIENTE:_____________________
2ª aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática: Como localizar
Objetivos de conhecimentos
📚Indicar a localização de objetos.
📚 Observar o espaço da sala de aula e de outros locais.
📚 Descrever e interpretar trajetos.
Habilidades: EF01MA07- EF01MA11-
EF01MA12.
Situação Didática
📚 📚 Nas atividades de fixação, auxiliar as crianças para que possam realizar as atividades propostas.
📚📚 Reforçar o conteúdo localização através da observação da sala de Daniel descrevendo a localização das pessoas no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como à direita, à esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
📚📚 Fixar conteúdo números ordinais através da observação do quarto de Daniel e completar as frases. Utilizar estratégias para representar uma ordem do cotidiano.
Vídeo Aula 👇
🌟🌻FELIZ QUINTA- FEIRA PARA TODOS.🌻🤩DATA: 18/05/ 2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
Livro ficha de atividades pág: 67/ 68
Em sala:
Livro ficha de atividades
pág: 63 à 68
CIENTE:_____________________
1°aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática: MEDIDAS
Objetivos de conhecimentos:
📚Utilizar partes do corpo para realizar medições.
📚 Aprender algumas medidas não convencionais.
📚 Comparar medidas.
📚 Aprender algumas medidas de tempo.
Habilidades: EF01MA06- EF01MA15- EF01MA16- EF01MA17- EF01MA18.
Situação Didática
📚Nas atividades de fixação, auxiliar as crianças para que possam realizar as atividades propostas.
📚 Relembrar o conteúdo Medidas de tempo: o calendário que é uma forma de registrar o tempo nele é possível explorar os dias das semanas, quantidades de semana que têm o mês e o ano. Na atividade proposta descobrir as regularidades de um calendário.
📚 Explicar que podemos utilizar partes do corpo para medições (Não convencionais). Realizar atividades para comparação de medidas ajudando a perceber o que acontece quando medimos algo utilizando unidades de medidas medidas diferentes.
📚 Relembrar e explorar os períodos do dia e sequência de Acontecimentos relacionados ao dia dia.
Vídeo Aula 👇
🎓🎓🎓
PLANO PARA 5º SEMANA DO 2º BIMESTRE.
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
Data: 13/05/2021
AGENDA: copiar
ATIVIDADES NO LIVRO PÁG: 110 à 117
PARA CASA: Livro pág: 117
1ª aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática: Como localizar
Objetivos de conhecimentos
📚Indicar a localização de objetos.
📚 Observar o espaço da sala de aula e de outros locais.
📚 Descrever e interpretar trajetos.
Habilidades: EF01MA11-
EF01MA12.
Situação Didática
📚 Na atividade Mão massa desenvolver o conceito chamado reversibilidade, é algo adquirido à medida que eles se tornam capazes de encontrar referências espacial que os orientem. A noção de acessibilidade diz respeito ao desenvolvimento cognitivo da Criança.
📚 Na atividade 3 fazer a leitura para as crianças localizando as palavras desconhecidas . Observar que os comandos para os alunos estão baseados nas crianças da cena.
📚 Na atividade 4 da seção Mão na massa, a ideia é que os alunos estabeleçam uma relação entre a forma da sala é a representação dos objetos que existem nela.
📚 Na seção aprender brincando tem como objetivo ▪︎ Descrever e interpretar pequenos trajetos.
▪︎Explorar as expressões que indicam a posição de um objeto ou uma pessoa, como: à direita, à esquerda, para frente etc.
🌟🌻FELIZ QUINTA- FEIRA PARA TODOS.🌻🤩
📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚
PLANO PARA 5º SEMANA DO 2º BIMESTRE.
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
Data: 11/05/2021
AGENDA: copiar
ATIVIDADES NO LIVRO PÁG: 104 à 109
PARA CASA: Livro pág: 107
1ª aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática: Como localizar
Objetivos de conhecimentos
📚Indicar a localização de objetos.
📚 Observar o espaço da sala de aula e de outros locais.
📚 Descrever e interpretar trajetos.
Habilidades: EF01MA11-
EF01MA12.
Situação Didática
📚 Na seção Conversa vai... Objetivo é resgatar os conhecimentos que eles já têm sobre a indicac da localização de alguns objetos.
📚Na seção Conversa vem... indicar as ecorações que conhecem, desenvolvendo as habilidades EF01MA11-
EF01MA12 da BNCC.
📚Na atividade 1 Escrever no quadro as orientações que eles devem seguir para a colagem das figuras.
📚 Na atividade 2 Desenhar e escrever para registrar as respostas.
📚 No ícone oralidade, permitir aos alunos que falem, para perceber a noção de literalidade que eles já possuem e o que precisa ser aprimorado.
📚 Na atividade 1 da seção Mão na massa notar que é mais fácil para os alunos observarem o que está à sua direita ou esquerda do que observar o que está à direita de outro objeto. (Respostas pessoais).
VÍDEO 1
VÍDEO 2
🌟🌻FELIZ TERÇA- FEIRA PARA TODOS.🌻🤩
PLANO PARA 4º SEMANA DO 2º BIMESTRE.
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA: copiar
Data: 06/05/2021
1ª aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática: MEDIDAS
Objetivos de conhecimentos
📚Utilizar partes do corpo para realizar medições.
📚 Aprender algumas medidas não convencionais.
📚 Comparar medidas.
📚 Aprender algumas medidas de tempo.
Habilidades: EF01MA06- EF01MA15- EF01MA16- EF01MA17- EF01MA18.
Situação Didática
📚Nas atividades de fixação, auxiliar as crianças para que possam realizar as atividades propostas.
📚Vamos retomar as partes do corpo que usamos para medir.
📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚
PLANO PARA 3º SEMANA DO 2º BIMESTRE.
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA: copiar
1ª aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática: MEDIDAS
Objetivos de conhecimentos:
📚Utilizar partes do corpo para realizar medições.
📚 Aprender algumas medidas não convencionais.
📚 Comparar medidas.
📚 Aprender algumas medidas de tempo.
Habilidades: EF01MA06- EF01MA15- EF01MA16- EF01MA17- EF01MA18.
Situação Didática
📚Antes de apresentar o conteúdo, investigar os conhecimentos prévios. É possível que eles já tenham tido algum contato com os instrumentos de registro de tempo, porém não saibam explicar como são usados.
📚Ao utilizar o calendário como forma de registrar o tempo, é possível explorar os dias das semanas, descobrir a quantidade de semanas que um mês pode ter e representar uma data, desenvolvendo as habilidades EF01MA17-EF01MA18.
Vídeo Aula 👇
Vídeo Aula👇
🎬https://youtu.be/nBgFFFHRx4c
😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘
PLANO PARA 3º SEMANA DO 2º BIMESTRE - 1°ano/9
DATA: 29/04/ 2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA: copiar
1ª aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática: MEDIDAS
Objetivos de conhecimentos:
📚Utilizar partes do corpo para realizar medições.
📚 Aprender algumas medidas não convencionais.
Habilidades: EF01MA06- EF01MA15- EF01MA16- EF01MA17- EF01MA18.
Situação Didática
📚Na seção conversa vai... Perguntar para as crianças se é mesmo possível utilizar parte do corpo como a unidade de medida.
📚Na seção na Massa Explicar aos alunos como podemos utilizar o palmo, o passo para fazer as medições.
📚 Na atividade 1 sistematiza todo um processo de construção dos conceitos de medidas e de unidade.
📚Aproveitando para deixar os alunos a levantarem hipóteses, nesse momento, não dá as respostas.
📚Anotar no quadro a fim de que sejam retomadas e contribuam para que os alunos cheguem as conclusões viáveis. Sugerir que comparem o tamanho dos dois pés presentes no material de apoio.
Vídeo Aula 1👇
DATA: 20 /04/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática: TUDO EM ORDEM
Objetivos de conhecimentos:
🌟Usar tabelas para apresentar e organizar informações.
🌟Utilizar os números ordinais.
🌟Ampliar o senso numérico até 60.
Habilidades: EF01MA21- EF01MA22
Situação Didática
v Nas atividades de fixação, auxiliar as crianças para que possam realizar as atividades propostas.
🌟 Nas atividades 1 observar a votação dos brinquedos preferidos dos alunos da escola Mágica e anotar os resultados e completar com os números correspondentes.
🌟 Atividade 2 - Solicitar que circule as figurinhas e animais de brinquedos de 3 em 3 grupos para evitar a contagem .... É importante ajudar as crianças a desenvolver estratégias que evitem a contagem de um a um. Com esse objetivo, as atividades solicitam que os procedimentos utilizados sejam justificados.
🌟 Atividade 1 - O objetivo é ajudar os alunos a perceberem como realizar a leitura de uma tabela . E que percebam a estatísticas é uma ferramenta que possibilita compreender melhor determinada realidade.
🌟Ajudar na percepção é na análise do gráfico, preenchendo a tabela usando algarismo é escrevendo por extenso.
🌟 Nas questões a seguir desenvolver habilidades em que o Aluno deve reconhecer o patrão (regularidade ) e completar os elementos faltantes da sequência.
Vídeo 1
DATA: 15 /04/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
1ª
aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática:
TUDO EM ORDEM
Objetivos de conhecimentos:
v Usar tabelas para
apresentar e organizar informações.
v Identificar linhas e
colunas de uma tabela.
Habilidades: EF01MA21- EF01MA22
Situação Didática
v No momento
iniciaremos com a leitura e a interpretação de tabelas e gráficos de barras e
de colunas, oferecemos insumos aos alunos para desenvolver parte da habilidade EF01MA21da BNCC
v Na atividade Mão na
Massa tem como objetivo ajudar os alunos a perceber como realizar a leitura de
uma tabela.
Quando propomos aos alunos que realizem
pesquisas de interesse, organizando dados de forma pessoal, estamos auxiliando
no desenvolvimento das habilidades EF01MA21- EF01MA22
v Com vistas a construir um gráfico de barras e
ou de colunas, no quadro ou em uma cartolina, construir eixos indicando as frutas. É conferir o gráfico construído com
tabela, fazendo a correspondência um a um.
v Fazer a leitura da
atividade 1 com os alunos, descrever e fazer que façam também no livro, pois
isso facilita a percepção dos alunos na análise do gráfico.
Vídeo 1
PLANO PARA O 1ª SEMANA DO 2º BIMESTRE DE AULA - 1°ano/9
DATA: 13 /04/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA: copiar
1ª
aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática:
TUDO EM ORDEM
Objetivos de conhecimentos:
v Utilizar os números
ordinais;
v Ampliar o senso numérico
até 60.
Habilidades: EF01MA01, EF01MA03, EF01MA04,
EF01MA07, EF01MA10.
Situação Didática
v Na seção Conversa vai...
A intenção é resgatar o que os alunos já sabem sobre os números ordinais. Fazer
perguntas sobre os termos que aparecem na abertura e o que eles significam.
v Questionar os alunos
sobre os números que aparecem na imagem da abertura que indicam ordem. É possível
que eles já apresentem algum conhecimento sobre números ordinal, pois são
utilizados no dia adia. Nesse momento está sendo desenvolvendo a habilidade EF01MA01
v Propor a brincadeira
seu Mestre Mandou... Adaptar na aula
online
v Ao abordar o t ema
estimativa, levar para sala de aula dois sacos com bolinhas ou tampinhas de
garrafas, um mais e outro com menos, indagar qual saco tem mais bolinhas ou
tampinhas. Permitir que os alunos falem outras situações em que podemos usar a estimativa.
v Objetivo das
atividades MÃO NA MASSA é apresentar
diferentes maneiras de comparar duas coleções de objetos organizados ou não,
desenvolvendo habilidades EF01MA03.
v Ampliar o campo numérico
dos alunos de forma a fazê-los observar as regularidades presentes na forma de
falar e de escrever os números, desenvolvendo EF01MA01,
EF01MA03, EF01MA04, EF01MA07.
v Utilizar material de
apoio da15 e 17, e solicitar aos alunos que guardem em um envelope de papel por
exemplo.
v Na atividade 2 da seção
Mão na massa é desenvolvida a habilidade EF01MA10, em que deve reconhecer o padrão de regularidade e
completar os elementos faltantes da sequência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário