terça-feira, 9 de março de 2021

HISTÓRIA

PLANO PARA 7º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 10 /0/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

 ATIVIDADE NO LIVRO PAG. 208 A 213

PARA CASA: NO LIVRO PAG. 212

1ª aula

Componente Curricular: HISTÓRIA

Unidade Temática: Árvore Genealógica

Objetivos de conhecimentos:

v Compreender que todos pertencem a uma família

v Identificar nomes e sobrenomes

Habilidades (EF01HI06- EF01HI01-EF01HI07) 

v Reflexões acerca de sua própria família, do funcionamento dela, além de desenvolver a observação de famílias diferentes das suas, sendo ou não contemporânea.

Situação Didática 

v  Explicar o conceito da árvore genealógica.

v  Para ampliar o conhecimento apresentar aos alunos a árvore genealógica da família imperial brasileira, para que possam ver os nomes herdados pela princesa Isabel.

v  Orientar para que contem os nomes e os seus próprios nomes e descobrir quem tem mais logo, e mais próximo da princesa.

v  Desafiar a memorização do texto trava-língua, como objetivo de incentivar a falar corretamente e cada vez mais rápido.

v  Explorar  a história oral e o aprendizado por meio dos exemplo, no caso, os ensinamentos transmitidos de geração a geração pelas atitudes dos familiares.

v  Leitura  e interpretação da imagem por parte dos alunos.

Vídeo 1  



PLANO PARA 6º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 03 /02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

 ATIVIDADE NO LIVRO PAG. 200 A 207

PARA CASA: NO LIVRO PAG. 208

1ª aula

Componente Curricular: HISTÓRIA

Unidade Temática: NOSSAS FAMÍLIAS  

Objetivos de conhecimentos:

v Estabelecer referencia sobre a constituição da família como o primeiro grupo do qual a criança faz parte.

v Apresentar a diversidade das constituições familiares ao longo do tempo.

Habilidades (EF01HI06- EF01HI01-EF01HI07) 

v Reconhecer que as famílias são diferentes.

v Compreender que todos pertencem a uma família.

Situação Didática 

v  Observando as imagens de abertura do capitulo, os alunos poderão perceber a diversidade étnica e cultura que existe em nossa sociedade e poderão verificar o número de integrantes de uma família nos dias atuais.

v  Estimular para que conte sobre a composição de sua família

v  Identificar o seu nome com o nome dos colegas.

v  Aproveitar a oportunidade para relembrar o alfabeto.

v  Explicar que o cartório é um local onde são feitos, registrados e arquivados os documentos importantes.. lembrar da certidão de nascimento  que já foi trabalhando no capitulo anterior.

v  Trabalhar de uma maneira divertida, os nomes dos alunos a partir da soletração utilizando o refrão da musica “todo mundo tem um nome”.  



VÍDEO: 



PLANO PARA 5º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9



DATA: 24 /02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 



1ª aula

Componente Curricular: HISTÓRIA

Unidade Temática: FOTOGRAFIA

Objetivos de conhecimentos:

v Compreender passagem do tempo por meio das fases da vida, ainda que se trate apenas nos primeiros anos da vida.

Habilidades: 

v Perceber a diferença entre a tecnologia do passado e a do presente

v Diferencia as características entre as fases da vida

v Conhecer  as medidas preventivas das doenças

Situação Didática 

v Experimentar como eram tiradas as fotografias no passado, para que percebam uma grande diferença entre a tecnologia do passado e de hoje.

v Apresentar as diversas câmeras através de imagens. Comentar sobre as diferentes modelos, as mais antigas até as de nossos telefones celulares.

v Construir uma linha do tempo para que percebam as diferenças do desenvolvimento humano apresentando uma trajetória crescente com as fases da vida.

v Construir a sua própria linha do tempo desenhando o que se lembra da sua trajetória de vida.

v Abordar a preocupação com a diminuição do número de crianças que estão sendo vacinadas e conscientizar para divulgação das medidas de prevenção de doenças.

Vídeo 1 

Vídeo 2



 

UNIVERSIDADE DA CRIANÇA – IEPAM  

 PLANO PARA A 3º SEMANA -TURMA 1º ANO/9 PROFESSORA: NAZARÉ

2° AULA


CONHECIMENTO: HISTÓRIA

TEMATICA: MINHA IDENTIDADE

OBJETIVOS

*      Obter informações sobre a origem e o nascimento de uma criança.

*      Reconhecer  acontecimentos que fazem parte da história  de uma criança

*      Relacionar informações da certidão de nascimento com a história da criança.

 

HABILIDADES

*      Identificar aspectos por meio de suas lembranças e das lembranças dos membros de sua família, em um processo de resgate da historia individual do aluno, porém sem isolá-lo do caráter coletivo da vivencia das pessoais. Dessa forma, ao longo do ano fundamental- anos iniciais, os alunos terão contato com conceitos que objetivam a compreensão da história e da historicidade do tempo e no espaço.

*      Relacionar acontecimentos e processos de transformações e manutenções das estruturas sociais e culturais.

SITUAÇÕES DIDÁTICAS

*Roda de conversa e debate afim que comente que todos nós temos uma historia -  a nossa história de vida. Esse debate é importante para que o aluno se reconheça como participante ativo da sociedade, capaz de construir sua própria trajetória de vida.

*      Propor à turma uma conversa sobre cantigas de roda, para descobrir quais são mais conhecidas da turma e registrar em uma folha com os nomes das cantigas.

*      Explicar aos alunos que a certidão de nascimento, por ser o primeiro documento da pessoa , é fundamental para solicitar outros documentos, como carteira de identidade, o cadastro da pessoa física, ( CPF),  e a carteira de trabalho, o passaporte e o titulo de eleitor.

*      Analise com aos alunos da certidão de nascimento reproduzida na página 188

*      Leitura do Poema O que Marina quer de aniversário, trabalhar o texto escrito e visual.

*      Analise da carteira de identidade preencher as informações de acordo com as informações obtidas informações da certidão de nascimento.


*      VIDEO👇




Projeto libras

Projeto Libras