DATA: 10 /0/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
ATIVIDADE
NO LIVRO PAG. 208 A 213
PARA CASA: NO LIVRO PAG. 212
1ª aula
Componente Curricular: HISTÓRIA
Unidade Temática: Árvore Genealógica
Objetivos de
conhecimentos:
v Compreender
que todos pertencem a uma família
v Identificar
nomes e sobrenomes
Habilidades
(EF01HI06- EF01HI01-EF01HI07)
v Reflexões acerca de sua
própria família, do funcionamento dela, além de desenvolver a observação de famílias
diferentes das suas, sendo ou não contemporânea.
Situação Didática
v Explicar o conceito da
árvore genealógica.
v Para ampliar o
conhecimento apresentar aos alunos a árvore genealógica da família imperial
brasileira, para que possam ver os nomes herdados pela princesa Isabel.
v Orientar para que contem
os nomes e os seus próprios nomes e descobrir quem tem mais logo, e mais próximo
da princesa.
v Desafiar a memorização do
texto trava-língua, como objetivo de incentivar a falar corretamente e cada vez
mais rápido.
v Explorar a história oral e o aprendizado por meio dos
exemplo, no caso, os ensinamentos transmitidos de geração a geração pelas
atitudes dos familiares.
v Leitura e interpretação da imagem por parte dos
alunos.
Vídeo 1
PLANO PARA 6º SEMANA DE AULA - 1°ano/9
DATA: 03 /02/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
ATIVIDADE NO LIVRO PAG. 200 A 207
PARA CASA: NO LIVRO PAG. 208
1ª aula
Componente Curricular: HISTÓRIA
Unidade Temática: NOSSAS FAMÍLIAS
Objetivos de
conhecimentos:
v Estabelecer
referencia sobre a constituição da família como o primeiro grupo do qual a
criança faz parte.
v Apresentar
a diversidade das constituições familiares ao longo do tempo.
Habilidades
(EF01HI06- EF01HI01-EF01HI07)
v Reconhecer
que as famílias são diferentes.
v Compreender
que todos pertencem a uma família.
Situação Didática
v Observando as imagens de
abertura do capitulo, os alunos poderão perceber a diversidade étnica e cultura
que existe em nossa sociedade e poderão verificar o número de integrantes de
uma família nos dias atuais.
v Estimular para que conte
sobre a composição de sua família
v Identificar o seu nome
com o nome dos colegas.
v Aproveitar a oportunidade
para relembrar o alfabeto.
v Explicar que o cartório é
um local onde são feitos, registrados e arquivados os documentos importantes..
lembrar da certidão de nascimento que já
foi trabalhando no capitulo anterior.
v Trabalhar de uma maneira
divertida, os nomes dos alunos a partir da soletração utilizando o refrão da
musica “todo mundo tem um nome”.
VÍDEO:
PLANO PARA 5º SEMANA DE AULA - 1°ano/9
DATA: 24 /02/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
1ª aula
Componente Curricular: HISTÓRIA
Unidade Temática: FOTOGRAFIA
Objetivos de
conhecimentos:
v Compreender passagem
do tempo por meio das fases da vida, ainda que se trate apenas nos primeiros
anos da vida.
Habilidades:
v Perceber
a diferença entre a tecnologia do passado e a do presente
v Diferencia
as características entre as fases da vida
v Conhecer as medidas preventivas das doenças
Situação Didática
v Experimentar como eram tiradas as fotografias no
passado, para que percebam uma grande diferença entre a tecnologia do passado e
de hoje.
v Apresentar as diversas câmeras através de imagens.
Comentar sobre as diferentes modelos, as mais antigas até as de nossos
telefones celulares.
v Construir uma linha do tempo para que percebam as
diferenças do desenvolvimento humano apresentando uma trajetória crescente com
as fases da vida.
v Construir a sua própria linha do tempo desenhando o
que se lembra da sua trajetória de vida.
v Abordar a preocupação com a diminuição do número de crianças que estão sendo vacinadas e conscientizar para divulgação das medidas de prevenção de doenças.
Vídeo 1
Vídeo 2
UNIVERSIDADE DA CRIANÇA – IEPAM
PLANO PARA A 3º SEMANA -TURMA 1º ANO/9 PROFESSORA: NAZARÉ
2° AULA
CONHECIMENTO: HISTÓRIA
TEMATICA: MINHA IDENTIDADE
OBJETIVOS
Obter
informações sobre a origem e o nascimento de uma criança.
Reconhecer acontecimentos que fazem parte da história de uma criança
Relacionar informações
da certidão de nascimento com a história da criança.
HABILIDADES
Identificar
aspectos por meio de suas lembranças e das lembranças dos membros de sua família,
em um processo de resgate da historia individual do aluno, porém sem isolá-lo
do caráter coletivo da vivencia das pessoais. Dessa forma, ao longo do ano
fundamental- anos iniciais, os alunos terão contato com conceitos que objetivam
a compreensão da história e da historicidade do tempo e no espaço.
Relacionar acontecimentos e processos de transformações e manutenções das estruturas sociais e culturais.
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Roda de
conversa e debate afim que comente que todos nós temos uma historia - a nossa história de vida. Esse debate é
importante para que o aluno se reconheça como participante ativo da sociedade,
capaz de construir sua própria trajetória de vida.
Propor à
turma uma conversa sobre cantigas de roda, para descobrir quais são mais
conhecidas da turma e registrar em uma folha com os nomes das cantigas.
Explicar aos
alunos que a certidão de nascimento, por ser o primeiro documento da pessoa , é
fundamental para solicitar outros documentos, como carteira de identidade, o
cadastro da pessoa física, ( CPF), e a
carteira de trabalho, o passaporte e o titulo de eleitor.
Analise com
aos alunos da certidão de nascimento reproduzida na página 188
Leitura do Poema
O que Marina quer de aniversário,
trabalhar o texto escrito e visual.
Analise da
carteira de identidade preencher as informações de acordo com as informações obtidas
informações da certidão de nascimento.
VIDEO👇
Um comentário:
Ciente
Postar um comentário