DATA: 11 /03/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
ATIVIDADES
NO LIVRO PAG.: 116 á 117
PARA CASA: FICHAS DE ATIVIDADES
PÁG.: 73\74\75
2ª aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática:Será que
temos certeza de tudo ¿
Objetivos de conhecimentos:
Habilidades: EF01MA01, EF01MA02, EF01MA03 e
EF01MA15
. Situação Didática
v Antes de começar a
atividades, propor algumas situações para que os alunos possam começar a
compreender o significado das “expressões”“ è certeza”,” é possível” , e “é impossível”
.
v Em seguida, como os
alunos, realizar a leitura das imagens das atividades para marcarem cada situação como é certeza, possível,
ou impossível.
Vídeo 1
PLANO PARA 6º SEMANA DE AULA - 1°ano/9
DATA: 09 /03/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
ATIVIDADES NO LIVRO PAG.: 112 á 116
PARA CASA: FICHAS DE ATIVIDADE PÁG.: 71\72
2ª
aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática:
Pesquisar, registrar e comparar.
Objetivos de conhecimentos:
v 💖Desenvolver e
utilizar procedimentos de coleta e organização de registro de dados.
v 💖Ler e interpretar
informações apresentações em gráficos de coluna simples.
Habilidades: EF01MA01, EF01MA20, EF01MA21 E
EF01MA22
v Utilizar números
naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações.
v Ler dados expressos
de tabelas e em gráficos de colunas simples.
v Realizar pesquisa,
envolvendo até 2 categorias de seu interesse e universo se até 30 elementos.
Situação Didática
v Falar com os alunos
sobre a importância das pesquisas,
que ajudam a decidir sobre políticas publicas,
meios de
Transporte, consumo de produtos, educação, saúde, e
segurança.
v Iniciar a leitura dos
anunciados, explorar a leitura dos gráficos. Chamar atenção para as informações
destacadas no gráfico.
v Fazer uma tabela na
lousa, conforme o material de apoio, fazendo anotações de cada resposta,
marcando o mês de aniversário de todas as crianças.
v Explorar os elementos
de um gráfico: titulo do gráfico, títulos dos eixos, valor do eixo vertical, e categorias
do eixo horizontal.
v Auxiliar o
preenchimento de uma coluna do gráfico enquanto eles realizam a tarefa.
Vídeo 1
DATA: 04 /03/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
ATIVIDADES
NO LIVRO PAG.: 109 á 111
PARA
CASA: FICHAS DE ATIVIDADES
PÁG.: 59\60
2ª
aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática:
CONTAGEM
Objetivos de conhecimentos:
Habilidades: EF01MA01, EF01MA02, EF01MA03 e
EF01MA15
Utilizar números
naturais como indicador de quantidades e ordem em diferentes situações
cotidianas
Contar de maneira
exata ou aproximada utilizando
diferentes estratégias.
Estimar e comparar
quantidades de objetos de dois conjuntos.
Comparar e ordenar
usando termos mais altos, mais baixos e outras situações do cotidiano.
Situação Didática
v Abordar a ideia de bingo dos números para criar situações
e nomear os números, testando as hipóteses de leitura e escrita dos alunos.
v Incentivar a
perceberem os números escritos em sequencia de 01 em 01, de 2 em 2, 5 em 5.
v Auxiliar na leitura
para que consigam dar sequencia nas atividades sozinhos.
v Nas atividades Mão na
massa são fundamentais para que as crianças percebam a regularidades na leitura
e escrita dos números. .
v
Vídeo 1
PLANO PARA 6º SEMANA DE AULA - 1°ano/9
DATA: 02 /03/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
ATIVIDADES
NO LIVRO PAG.: 104,105,106, 107,109
PARA
CASA: FICHAS DE ATIVIDADES
PÁG.:
47\ 48
2ª
aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática:
CONTAGEM
Objetivos de conhecimentos:
Habilidades: EF01MA01, EF01MA02, EF01MA03 e
EF01MA15
Utilizar números
naturais como indicador de quantidades e ordem em diferentes situações
cotidianas
Contar de maneira
exata ou aproximada utilizando
diferentes estratégias.
Estimar e comparar
quantidades de objetos de dois conjuntos.
Comparar e ordenar usando
termos mais altos, mais baixos e outras situações do cotidiano.
Situação Didática
v Abordar a ideia de
agrupamento para facilitar a contagem das classes numéricas.
v Incentivar a
perceberem os grupos de 02, 05,10
unidades para facilitar a compreensão
v Auxiliar na leitura
para que consigam dar sequencia nas atividades sozinhos.
v Nas atividades Mão na
massa são fundamentais para que as crianças percebam a regularidades na leitura
e escrita dos números. .
Vídeo 1
DATA: 23 /02/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
1ª
aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática:
CONTAGEM
Objetivos de conhecimentos:
Habilidades: EF01MA01, EF01MA02, EF01MA03 e
EF01MA15
Utilizar números
naturais como indicador de quantidades e ordem em diferentes situações
cotidianas
Contar de maneira
exata ou aproximada utilizando
diferentes estratégias.
Estimar e comparar
quantidades de objetos de dois conjuntos.
Comparar e ordenar
usando termos mais altos, mais baixos e outras situações do cotidiano.
Situação Didática
v Solicitar aos alunos
que olhem ao redor e identifiquem onde aparecem os números
v Retomar a escrita dos
números naturais de 1 a 30
v Ampliar o diálogo
sobre as atividades desenvolvendo a oralidade e o poder de argumentação.
v Explorar a contagem
através de jogos.
v Incentivar a utilizar diferente formas de registro e
solicitar que compartilhem a suas respostas.
Vídeo 1 SARA DE 01 A 10...
UNIVERSIDADE DA CRIANÇA – IEPAM
PLANO
PARA 4º SEMANA DE AULA - 1°ano/9
DATA:
18/ 02/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
2ª aula
Componente Curricular: Matemática
Unidade Temática: Números de 0 A 20
Objetivos de conhecimentos:
Resgatar o que os alunos já sabem
sobre contagem, além de sistematizar e ampliar esse conhecimento
Lembrar que trata - se de um momento inicial de fundamental importância para
a construção do Sistema Numérico decimal (SND). Uso dos dedos e do corpo não
somente deve ser permitido, como incentivo.
Habilidades:
Relacionar as quantidades de elementos.
Utilizar a contagem de 0 à 20
Cantar para identificar e representar os números naturais.
Situação Didática
Roda de conversa sobre a importância dos números. Aproveitar para
realizar uma sondagem sobre a experiência de cada um dos alunos com os números. Ressaltar que encontramos os números nas brincadeiras tais como: amarelinha, pula
corta, esconde- esconde entre outras... Reservar um momento e um espaço para
brincar e realizar a contagem...
AUXILIAR
AS CRIANÇAS NA LEITURA PARA QUE POSSAM REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS DO
LIVRO
Vídeo 1
UNIVERSIDADE DA CRIANÇA – IEPAM
PLANO PARA 3º SEMANA DE AULA -
1°ano/9
Professor (a): Nazaré Castro💕
DATA: 11/ 02/ 2021
2ª
aula
Componente
Curricular:
MATEMÁTICA
Unidade Temática: DE OLHO NO CALENDÁRIO
Objetivos
de conhecimentos:
Identificar as
regularidades em sequência, partindo do calendário.
Habilidades:
Perceber as
semelhanças e as diferenças entre os diversos tipos de calendário bem como
aprendam a lê-lo de maneira adequada.
Utilizar a de números
que obedecem e determinadas regras. Nesse caso, colunas foram coloridas para
auxiliar a perceberem que os números crescem
de 7 em 7 na vertical.
Situação
Didática
AUXILIAR AS CRIANÇAS NA LEITURA PARA QUE POSSAM REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS DO LIVRO
PLANO PARA 3º SEMANA DE AULA - 1°ano/9
DATA: 09/ 02/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Data:09/ 02/ 221 Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
1ª aula
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática:Quantidades
Objetivos de conhecimentos:
💫 Construir o significado do número natural( particularmente na quantificação de conjuntos) com base em diferentes usos.
💫Interpretar produzir escritas numéricas, levantando hipóteses com base na observação de regularidade, considerando números de 0 á 30
Habilidades:
💫 Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações do cotidianas e reconhecer situações em que os não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
💫 Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos ( em torno de 30 elementos) por estimativa e ou por correspondência ( um a um, dois a dois)para indicar" tem mais ou tem menos" ou " tem a mesma quantidade".
Situação Didática
💫 Conversa informal sobre a importância de trabalhar os possíveis significados dos números ( Exemplo: quantificar, ordenar, codificar etc... ) Depois, socializar as respostas e os argumentos. Comentar com as crianças que, para fazer uma lista de convidados, devemos calcular os recursos disponíveis ( comida, bebidas, orçamentos) para determinar quantas pessoas poderão ser convidadas
💫Ampliar a discussão incluindo situações que necessitem de números. Para a composição de um ambiente alfabetizador Matemático, explorar os murais da sala que contem números.
💫 Explicação das normas do jogo corrida Maluca.
💫Auxiliar nas atividades e da sequencia de leitura e interpretação de tabelas e números naturais de 20 a 30.
💫 Para casa atividades no livro de atividades de fixação, páginas
Vídeo 1 👇
- Instruções para o tutor de casa: Auxiliar o aluno na escrita e na execução das tarefas propostas
- Instruções para o aluno: Acompanhar com atenção as aulas nas
páginas indicadas, realizando a interpretação do conteúdo ministrado
PLANO PARA 2º SEMANA DE AULA - 1°ano/9
DATA: 02/ 02/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Data:02/ 02/ 221 Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
1ª aula
Componente Curricular: Matemática
Unidade Temática: NÚMEROS DE 0 A 20
Objetivos de conhecimentos:
💫 Construir o significado do número natural, particularmente na quantificação de conjuntos, com base em seus diferentes usos.
💫Interpretar e produzir escritas numéricas.
Habilidades:
💫 Utilizar números naturais como indicador de qualidades ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim de identificação.
💫 Estimar e comparar quantidades de objetos de conjuntos (em torno de 20 epementos) por estimativa ou por correspondência ( um a um , dois a dois) para indiacar "tem mais" tem menos ou tem a mesma quantidade.
Situação Didática
💫Na roda de conversa... Além de Amarelinha (pula macaco, avião, academia, entre outros nomes) , em que os números aparecem escrito é importante i atingir os alunos e reconhecem a Matemática , em particular a contagem, em outras brincadeiras e jogos, como o jogo de par ou ímpar.
💫Providenciar, palitos de picolé para que os alunos façam o que lhes é proposto na atividade .
💫 É importante observar atentamente quais alunos dominam contagem dessa ordem e quais precisam de ajuda para resolvesituações como essa, em conformidade com a habilidade.
💫 Trabalhar com música para o desenvolvimento de diversas habilidades úteis para a construção de noção matemático e de problemas mas envolvendo noção de espaço, tempo regularidade e padrões.
💫 Auxilar os alunos a construírem o sentido numérico de maneira contextualizada através do gráficos.
💫 Observar que o progresso na linguagem numéricas está associado à necessidade de contar quantidades cada vez mais rápido.
💫 Discutir a sequência de números . Ampliar as atividades com perguntas , como o que vem antes do número 2... Campo preparatório para discussão de antecessor e sucesso
🎸🎶
Vídeo 1 👇
Até o numeral 14 ☝️
DATA: 04/ 02/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Data:04/ 02/ 221 Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
1ª aula
Componente Curricular: Matemática
Unidade Temática: NÚMEROS DE 0 A 20
Objetivos de conhecimentos:
💫 Construir o significado do número natural, particularmente na quantificação de conjuntos, com base em seus diferentes usos.
💫Interpretar e produzir escritas numéricas.
💫Comparar quantidade de elementos de grupo, igual ou diferente.
💫 Compreender o significado do zero.
Habilidades:
💫 Usar o conceito de antecessor e sucessor
💫 Participar de jogos lúdicos cujo o objetivo é favorecer e desenvolver o cognitivo oferecendo oportunidades para explorar aspectos da vida, as crianças terão uma compreensão maior de como o mundo funciona e de como poderão lidar com ele..
💫 Compreender o significado do zero através de história..
💫 Desenhar para representar a quantidades e completar a sequência numérica
💫 Compreender o conceito de igual é diferente diferenciando os símbolos.
💫
🎸🎶
👇
- Instruções para o tutor de casa: Auxiliar o aluno na escrita e na execução das tarefas propostas
- Instruções para o aluno: Acompanhar com atenção as aulas nas
páginas indicadas, realizando a interpretação do conteúdo ministrado
3 comentários:
Ciente.
🤩😘
Ciente
Postar um comentário