quarta-feira, 10 de março de 2021

MATEMÁTICA














PLANO PARA 7º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 11 /03/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

        ATIVIDADES NO LIVRO PAG.:  ­­­116 á 117

        PARA CASA: FICHAS DE ATIVIDADES

        PÁG.: 73\74\75

 2ª aula

Componente Curricular: MATEMÁTICA

Unidade Temática:Será que temos certeza de tudo ¿

Objetivos de conhecimentos:

HabilidadesEF01MA01, EF01MA02, EF01MA03 e EF01MA15

*     .  Situação Didática 

v Antes de começar a atividades, propor algumas situações para que os alunos possam começar a compreender o significado das  “expressões”“ è certeza”,” é possível” , e “é impossível” .

v Em seguida, como os alunos, realizar a leitura das imagens das atividades  para marcarem cada situação como é certeza, possível, ou impossível.

Vídeo 1  



PLANO PARA 6º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 09 /03/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

  ATIVIDADES NO LIVRO PAG.: 112 á 116

  PARA CASA: FICHAS DE ATIVIDADE PÁG.:  71\72

 

2ª aula

Componente Curricular: MATEMÁTICA

Unidade Temática: Pesquisar, registrar e comparar.

Objetivos de conhecimentos:

v 💖Desenvolver e utilizar procedimentos de coleta e organização de registro de dados.

v 💖Ler e interpretar informações apresentações em gráficos de coluna simples.

HabilidadesEF01MA01, EF01MA20, EF01MA21 E EF01MA22

v Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações.

v Ler dados expressos de tabelas e em gráficos de colunas simples.

v Realizar pesquisa, envolvendo até 2 categorias de seu interesse e universo se até 30 elementos.

  Situação Didática

v Falar com os alunos sobre a importância das pesquisas,

que ajudam a decidir sobre políticas publicas, meios de

Transporte,  consumo de produtos, educação, saúde, e segurança.

v Iniciar a leitura dos anunciados, explorar a leitura dos gráficos. Chamar atenção para as informações destacadas no gráfico.

v Fazer uma tabela na lousa, conforme o material de apoio, fazendo anotações de cada resposta, marcando o mês de aniversário de todas as crianças.

v Explorar os elementos de um gráfico: titulo do gráfico, títulos dos eixos, valor do eixo vertical, e categorias do eixo horizontal.

v Auxiliar o preenchimento de uma coluna do gráfico enquanto eles realizam a tarefa.  

 

Vídeo 1  


PLANO PARA 6º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 04 /03/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

 

        ATIVIDADES NO LIVRO PAG.:  ­­­109 á 111

        PARA CASA: FICHAS DE ATIVIDADES

        PÁG.: 59\60

2ª aula

Componente Curricular: MATEMÁTICA

Unidade Temática: CONTAGEM

Objetivos de conhecimentos:

HabilidadesEF01MA01, EF01MA02, EF01MA03 e EF01MA15

*     Utilizar números naturais como indicador de quantidades e ordem em diferentes situações cotidianas

*     Contar de maneira exata  ou aproximada utilizando diferentes estratégias.

*     Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos.

*     Comparar e ordenar usando termos mais altos, mais baixos e outras situações do cotidiano.

*      Situação Didática 

v Abordar a ideia de bingo dos números para criar situações e nomear os números, testando as hipóteses de leitura e escrita dos alunos.

v Incentivar a perceberem os números escritos em sequencia de 01 em 01, de 2 em 2, 5 em 5.

v Auxiliar na leitura para que consigam dar sequencia nas atividades sozinhos.

v Nas atividades Mão na massa são fundamentais para que as crianças percebam a regularidades na leitura e escrita dos números. .

v  

Vídeo 1  



PLANO PARA 6º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 02 /03/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

 

        ATIVIDADES NO LIVRO PAG.: 104,105,106, 107,109 ­­­

        PARA CASA:  FICHAS DE ATIVIDADES

        PÁG.:  47\ 48

 

2ª aula

Componente Curricular: MATEMÁTICA

Unidade Temática: CONTAGEM

Objetivos de conhecimentos:

HabilidadesEF01MA01, EF01MA02, EF01MA03 e EF01MA15

*     Utilizar números naturais como indicador de quantidades e ordem em diferentes situações cotidianas

*     Contar de maneira exata  ou aproximada utilizando diferentes estratégias.

*     Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos.

*     Comparar e ordenar usando termos mais altos, mais baixos e outras situações do cotidiano.

*      

  Situação Didática 

v Abordar a ideia de agrupamento para facilitar a contagem das classes numéricas.

v Incentivar a perceberem os grupos de  02, 05,10 unidades para facilitar a compreensão

v Auxiliar na leitura para que consigam dar sequencia nas atividades sozinhos.

v Nas atividades Mão na massa são fundamentais para que as crianças percebam a regularidades na leitura e escrita dos números. .

Vídeo 1  


PLANO PARA 5º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 23 /02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA



1ª aula

Componente Curricular: MATEMÁTICA

Unidade Temática: CONTAGEM

Objetivos de conhecimentos:

HabilidadesEF01MA01, EF01MA02, EF01MA03 e EF01MA15

*     Utilizar números naturais como indicador de quantidades e ordem em diferentes situações cotidianas

*     Contar de maneira exata  ou aproximada utilizando diferentes estratégias.

*     Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos.

*     Comparar e ordenar usando termos mais altos, mais baixos e outras situações do cotidiano.

*      

  Situação Didática 

v Solicitar aos alunos que olhem ao redor e identifiquem onde aparecem os números

v Retomar a escrita dos números naturais de 1 a 30

v Ampliar o diálogo sobre as atividades desenvolvendo a oralidade e o poder de argumentação.

v Explorar a contagem através de jogos.

v Incentivar  a utilizar diferente formas de registro e solicitar que compartilhem a suas respostas.

Vídeo 1   SARA DE 01 A 10...




UNIVERSIDADE DA CRIANÇA – IEPAM  

PLANO PARA 4º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 18/ 02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

2ª aula

Componente Curricular: Matemática

Unidade Temática: Números de 0 A 20

Objetivos de conhecimentos:

*    Resgatar  o que os alunos já sabem sobre contagem, além de sistematizar e ampliar esse conhecimento

*    Lembrar que trata - se de um momento inicial de fundamental importância para a construção do Sistema Numérico decimal (SND). Uso dos dedos e do corpo não somente deve ser permitido, como incentivo.

Habilidades: 

*    Relacionar as quantidades de elementos.

*    Utilizar a contagem de 0 à 20

*    Cantar para identificar e representar os números naturais.

Situação Didática 

*    Roda de conversa sobre a importância dos números. Aproveitar para realizar uma sondagem sobre a experiência de cada um dos alunos com os números. Ressaltar que encontramos os números nas brincadeiras tais como: amarelinha, pula corta, esconde- esconde entre outras... Reservar um momento e um espaço para brincar  e realizar a contagem...

*      AUXILIAR AS CRIANÇAS NA LEITURA PARA QUE POSSAM REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS DO LIVRO

Vídeo 1 


UNIVERSIDADE DA CRIANÇA – IEPAM  

PLANO PARA 3º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

Professor (a): Nazaré Castro💕

DATA: 11/ 02/ 2021

 


2ª aula


Componente Curricular: MATEMÁTICA

 Unidade Temática: DE OLHO NO CALENDÁRIO

Objetivos de conhecimentos:

*    Identificar as regularidades em sequência, partindo do calendário.

Habilidades: 

*    Perceber as semelhanças e as diferenças entre os diversos tipos de calendário bem como aprendam a lê-lo de maneira adequada.

*    Utilizar a de números que obedecem e determinadas regras. Nesse caso, colunas foram coloridas para auxiliar a perceberem que os números  crescem de 7 em 7 na vertical.

Situação Didática

AUXILIAR AS CRIANÇAS NA LEITURA PARA QUE POSSAM REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS DO LIVRO

        

PLANO PARA 3º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9


DATA: 09/ 02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Data:09/ 02/ 221  Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 


1ª aula

Componente Curricular: MATEMÁTICA 

Unidade Temática:Quantidades

Objetivos de conhecimentos:

💫 Construir o significado do número natural( particularmente na quantificação de conjuntos) com base em diferentes usos.

💫Interpretar produzir escritas numéricas, levantando hipóteses com base na observação de regularidade, considerando números de 0 á  30

Habilidades: 

💫   Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações do cotidianas e reconhecer situações em que os não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

💫 Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos ( em torno de 30 elementos) por estimativa e ou por correspondência ( um a um, dois a dois)para indicar" tem mais ou tem menos" ou " tem a mesma quantidade".  

Situação Didática 

💫  Conversa informal sobre a importância de trabalhar os possíveis significados  dos números ( Exemplo: quantificar, ordenar, codificar etc... ) Depois, socializar as respostas e os argumentos. Comentar com as crianças que, para fazer uma lista de convidados, devemos calcular os recursos disponíveis ( comida, bebidas, orçamentos) para determinar quantas pessoas poderão ser convidadas 

💫Ampliar  a discussão incluindo situações que necessitem de números. Para a composição de um ambiente alfabetizador  Matemático, explorar os murais da sala que contem números. 

💫 Explicação das normas do jogo corrida Maluca. 

💫Auxiliar nas atividades e da sequencia de leitura e interpretação de tabelas e números naturais de 20 a 30. 

💫 Para casa atividades no livro de atividades de fixação, páginas


 Vídeo 1 👇

- Instruções para o tutor de casa: Auxiliar o aluno na escrita e na execução das tarefas propostas

- Instruções para o aluno: Acompanhar com atenção as aulas nas 

páginas indicadas, realizando a interpretação do conteúdo ministrado

AAVALIAÇÃO:
*     Observar / registro do professor em quanto a adaptação do ambiente escolar e a participação dos alunos nas atividades propostas.


 PLANO PARA 2º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 02/ 02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Data:02/ 02/ 221  Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 


1ª aula

Componente Curricular: Matemática 

Unidade Temática: NÚMEROS DE 0 A 20

Objetivos de conhecimentos:

💫 Construir o significado  do número  natural, particularmente na quantificação de conjuntos,  com base em seus diferentes usos. 

💫Interpretar  e produzir escritas  numéricas.

Habilidades: 

💫  Utilizar números naturais como indicador de qualidades  ou de ordem em diferentes situações  cotidianas e reconhecer situações  em que os números não  indicam contagem nem ordem, mas sim de identificação. 

💫 Estimar e comparar quantidades de objetos de conjuntos (em torno de 20 epementos) por estimativa ou por correspondência ( um a um , dois a dois)  para indiacar "tem mais" tem menos ou tem a mesma quantidade.

Situação Didática 

💫Na roda de conversa... Além de Amarelinha (pula macaco, avião, academia, entre outros nomes) , em que os números  aparecem escrito é  importante  i atingir os alunos e reconhecem a Matemática , em particular a contagem,  em outras brincadeiras  e jogos, como o jogo de par ou ímpar.   

💫Providenciar, palitos de picolé  para que os alunos façam o que lhes é  proposto na atividade . 

💫  É  importante observar atentamente quais alunos dominam contagem dessa ordem e quais precisam de ajuda para resolvesituações como essa, em conformidade com a habilidade.

💫 Trabalhar  com música  para o desenvolvimento de diversas habilidades  úteis para a construção  de noção  matemático  e de problemas mas envolvendo noção  de espaço,  tempo regularidade  e padrões. 

💫 Auxilar os alunos a construírem o sentido numérico  de maneira contextualizada através  do gráficos.  

💫  Observar  que o progresso na linguagem numéricas  está  associado à necessidade de contar quantidades cada vez mais rápido. 

💫 Discutir a sequência de números . Ampliar as atividades  com perguntas , como o que vem antes do número  2... Campo  preparatório  para discussão  de antecessor e sucesso 

🎸🎶

Vídeo 1 👇

Até  o numeral 14 ☝️

DATA: 04/ 02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Data:04/ 02/ 221  Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 


1ª aula

Componente Curricular: Matemática 

Unidade Temática: NÚMEROS DE 0 A 20

Objetivos de conhecimentos:

💫 Construir o significado  do número  natural, particularmente na quantificação de conjuntos,  com base em seus diferentes usos. 

💫Interpretar  e produzir escritas  numéricas.

💫Comparar quantidade de elementos de grupo, igual  ou diferente.

💫 Compreender o significado do zero.

Habilidades: 

💫    Usar o conceito  de antecessor e sucessor 

💫  Participar de jogos lúdicos  cujo o objetivo é  favorecer e  desenvolver o cognitivo oferecendo oportunidades para explorar aspectos da vida, as crianças  terão  uma compreensão  maior de como o mundo funciona  e de como poderão  lidar com ele..

💫  Compreender o significado do zero através  de história..

💫  Desenhar para representar a quantidades e completar a sequência  numérica 

💫  Compreender o conceito de igual é diferente diferenciando os símbolos. 

💫  

🎸🎶

 👇

- Instruções para o tutor de casa: Auxiliar o aluno na escrita e na execução das tarefas propostas

- Instruções para o aluno: Acompanhar com atenção as aulas nas 

páginas indicadas, realizando a interpretação do conteúdo ministrado

AAVALIAÇÃO:
*     Observar / registro do professor em quanto a adaptação do ambiente escolar e a participação dos alunos nas atividades propostas.

Projeto libras

Projeto Libras