Plano de ARTES
Aula do 4° Bimestre/ aula
DATA:03/11/2021
: )Turma: 1º ano/B- Turno: 1°F
Professora: Michelle
Agenda:
Em sala:
livro 4: 192/ 193/194/195.
Componente Curricular: ARTES
Unidade Temática: FORMAS DIFERENTES DE DANÇA.
Habilidades: EF15AR08/EF15AR12/EF15AR25.
Objetivo de Aprendizagem:
# Perceber que há formas diferentes de dançar, e diversas intenções ao dançar.
# Diferenciar dança artística de dança ritual e dança folclórica.
#Apreciar danças.
Encaminhamento metodológico:
Os alunos serão apresentados às diferenciações entre danças artísticas, rituais e folclóricas, é importante que eles possam apreciar essas danças por meio de vídeos, as práticas desde capítuloestão baseadas nas percepções dos alunos sobre essas danças.
Situação Didática
Na abertura do capítulo, a pergunta é sobre que música achamos que a menina está dançando?
Na seção conversa vem...os alunos devem registrar como souberem (escrita ou desenho), uma hipótese sobre as diferenças formas de dançar.
Na seção mão na massa, os alunos irão escolher uma música que gostem de dançar, em seguinda, irão comparar essas músicas para identificar se as formas de dança-las são iguais.
Na seçãp mão na massa, da página 195, os alunos colocaram em prática os conceitos que conheceram neste capítulo, por meio da reflexão de que tipo de dança eles praticam.
# Finalise a aula ensaiando a aprseentação da cantada de Natal.
TAMBORES E MAIS TAMBORES.
Aula do 4° Bimestre/ 2° aula
DATA:22/10/2021 e 29/10/2021
: )Turma: 1º ano/B- Turno: 1°F
Ulniversidade da Criança
Agenda:
Após os alunos confeccionarem e trazerem um tambor para sala de aula, Eles tentaram fazer um Eco ritmico, cada pessoa cria um pequeno ritmo e seu tambor e todos repetem até que cada um tenha produzido os seus som e, vamos usar os tambores para tocar uma música com a turma.
Componente Curricular: ARTES
Unidade Temática: TAMBORES E MAIS TAMBORES.
Habilidades: EF15AR13/EF15AR14/EF15AR15.
Objetivo de Aprendizagem:
# Explorar diversas fontes sonoras.
# Conhecer os instrumentos de percursão.
#Conhecer o funcionamento do tambor.
#Fazer um tambor com materiais não convencionais.
Encaminhamento metodológico:
Os alunos irão rever alguns instrumentos de percusão, em especial os tambores, como atividade de criação artística, proponha aos alunos que confeccionem um instrumento musical.
Situação Didática
Na seção conversa vem..., os alunos irão registrar de forma que souberem, por meio de desenho ou escrita, uma hipótese sobre como o som pode ser produzido pelo tambor.
Na seção com a lupa na mão apresenta atividade prática que tem como objetivo desenvolver o conceito de som e propagação.
# Após os alunos têm pegado ritmo e o som de cada tambor o professor deve fazer um pequeno vídeo curto e enviar no grupo da turma.
📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚
A MÁSCARA NAS ARTES VISUAIS.
Aula do 4° Bimestre/ 2° aula
DATA:01/10/2021 e 08/10/2021
: )Turma: 1º ano/B- Turno: 1°F
Componente Curricular: ARTES
Unidade Temática: A MÁSCARA NAS ARTES VISUAIS.
Habilidades: EF15AR01/EF15AR04/EF15AR06.
Objetivo de Aprendizagem:
# Reconhecer a mascara como objeto expressivo e artísticos.
# Apreciar obras de arte que foram inspiradas em máscaras africanas.
#Produzir uma escultura com massa de modelar e um autoretrato.
Encaminhamento metodológico:
Os alunos conhecerão duas obras duas obras de arte do período do modernismo, por meio da obra de Modigliani, os alunos conhecerão o conceito de escultura de uma forma simplificada, pois esse tema será retomado no terceiro ano.
Situação Didática
Na seção conversa vem..., os alunos irão registrar de forma que souberem, por meio de desenho ou escrita, uma hipótese sobre o que chama atenção das pessoas que observam a obra.
Na seção mão na massa, os alunos irão desenvolver habilidades manuais, inpirando-se na obra de Modigliani, usando massinha de modelar vamos produzir a cabeça da mulher.
Na página 185, observamos os detalhes da obra de picasso e podemos fazer uma comparação com as pintura de Jean Auguste, que vimos no livro 2, faça os alunso compararem as obras, lembre-se que na epóca não existia máquina fotográfica.#Explique para os alunos a tarefa de casa, na seção mão na massa e solicite para que tragam seu autoretrato na próxima aula.
Para casa: solicitar aos alunos que tragam na próxima quarta argila para confecção de uma mascara.
Componente Curricular: ARTES
Unidade Temática: DEROTO COBERTO: MASCARA.
Habilidades: EF15AR18/EF15AR19/EF15AR20/EF15AR21/
Objetivo de Aprendizagem:
# Reconhecer a mascara como objeto expressivo e artísticos.
# Apreciar mascaras de diferentes povos e culturas.
# Conhecer algumas características das mascaras africanas.
#Produzir mascaras com argila.
Encaminhamento metodológico:
Ao observar as mascaras com os alunos, conduza a leitura visual, fazendo com que os alunos percebam os detalhes da imagem, algumas perguntas podem ajudar, como: que lugar é esse? Do que as máscaras são feitas?
Situação Didática
Na seção mão na massa, na página 176, vamos criar um personagem com a máscara da página 47 do material de apoio, auxilei as crianças na pintura e depois conte uma história.
Na segunda atividade a ser realizada na semana que vem solicite a argila, página 177.
Na atividade da seção mão na massa, na página 179, estimulo os alunos a imaginarem como seria usar máscaras que foram vistas neste capítulo.
Aula do 3° Bimestre
DATA:15/09/2021
: )Turma: 1º ano/B- Turno: 1°F
Universidade da Criança
Agenda:
17/09/2021
Em sala: livro, página 230 à 237.
Componente Curricular: ARTES
Unidade Temática: MÚSICAS PARA RIR.
Habilidades: EF15AR13/EF15AR14/EF15AR15/EF15AR16/EF15AR17/EF15AR18/EF15AR26
Objetivo de Aprendizagem:
# Perceber e explorar elementos constitutivos da música ao cantar um poema.
# Explorar sons diversos, utilizando o corpo como instrumento na produção musical.
# Identificar que paródia é uma música conhecida com uma letra diferente da original.
Encaminhamento metodológico:
Na Grécia antiga, a música dialogava com a poesia em muitas situações, por tal razão, o músico dessa época era cantor, poeta e dançarino, e o ritmo de sua música estava ligada ao das palavras da poesia, tanto a música quanto a literatura de maneira geral, eram consideradas formas de arte que deviam ser ensinadas nas escolas.
Situação Didática
Na seção mão namassa, instigue os alunos a refletir sobre quais elementos fazem uma música ser engraçada e escreva as resposta dels no quadro, em seguida, promova uma conversa coma turma, e procurem pensar em músicas que apresentam os itens que estão na lista coletiva da turma.
Na segunda atividade realize a leitura do poem/música e discuta com os alunso sobre os elementso que fazem o poema engraçado, questione os alunos sobre o verso: ¨só a bailarina que não tem¨. Porque ela não tem?
Na atividade da seção mão na massa, na página 234, proponha aos alunos algum tema relacionado ao cotidiano dos estudantes para que, juntos, companham uma paródia tendo como texto base o poema Canção do Exílio.
Sugestão de Paródia:
Na seção mão na massa, é importante que os alunos percebam a sonoridade do poema na leitura e que depois, se possível escutem a música, para que percebam os ritmos e rimas.
Até a próxima aula.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Plano de ARTES
Aula do 3° Bimestre
DATA:0/09/2021
: )Turma: 1º ano/B- Turno: 1°F
Professora: Michelle
Universidade da Criança
Agenda:
10/09 /2021
Atividade no livro: 222 à 228.
Para casa: livro, página 229, registre através de fotos e envie para a professora. Boa mágica.
Componente Curricular: ARTES
Unidade Temática: REPRESENTAÇÕES DE CIRCO.
Habilidades: EF15AR15/EF15AR02/EF15AR03/EF15AR04
Objetivo de Aprendizagem:
#Conhecer obras de artes visuais com temática circense.
# Identifiicar elemnetos específicos do circo nas obras de arte.
#Explorar fundamentos das artes visuais na elaboração dos elementos do circo.
#Conhecer artistas que pintaram obras de arte relacionadas ao circo.
Encaminhamento metodológico:
Neste capítulo os alunos terão a oportunidade de conhecer o lado da história do circo e alguns de seus personagens, as atividades aludem aos profissionais que compõem o espetáculo circense.
Situação Didática
Solicite aos alunos que retratem uma cena do circo no caderno ou em uma folha, é possível usar como base tanto esperiências pessoais ou de um espetáculo de circo.
Mostre aos alunos imagens diversas de cenas de circo, se possível, deixe coladas em um lugar da sala ou mostre no computador aos alunos.
Aprendendo brincando, use massinha e prato descartável. Siga as orinetações da página 227.
Até a próxima aula.
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
Plano de ARTES para a 3° semana de aula
3° Bimestre
DATA:20/08/2021
: )Turma: 1º ano/B- Turno: 1°F
Professora: Michelle
Universidade da Criança
Agenda:
18/08/2021
Atividade no livro: 219 à 221
Componente Curricular: ARTES
Unidade Temática: HOJE TEM MARMELADA?
Habilidades: EF15aR18/EF15Ar14/EF15AR19/EF15AR20/EF15AR21/EF15AR22
Objetivo de Aprendizagem:
#Conhecer os elementos do circo por meio das manifestações do teatro.
#Conhecer a história do circo e do palhaço.
#Explorar os processos narrativos em teatro.
#Experimentar a imitação e o faz de conta.
Encaminhamento metodológico:
Neste capítulo os alunos terão a oportunidade de conhecer o lado da história do circo e alguns de seus personagens, as atividades aludem aos profissionais que compõem o espetáculo circense.
Situação Didática
Na seção ♡Mão na massa..após retomar o assunto com os alunos sobre o circo vamos usar a imaginação e desenhar que tipo de palhaço seriamos. Após o desenho tire uma foto dos alunos usando recursos para eles saírem com rosto de palhaço. Usaremos o caderno de desenho.
# Na seção aprender brincando , os alunos trabalharão os imaginário por meio da criação de um número circense, em grupo eles devem representar pequenas cenas com os diferentes personagens do circo, como malabarista, acrobatas de solo, mágicos e músicos.
# Na página 221 os alunos vão criar o seu palhaço por meio da ficha de identificação, permita que eles imaginem e fantasiem essa situação.
Obrigada pela sua participação no espetáculo de hoje.
: )Turma: 1º ano/ - Turno: 1°F
Agenda:
13/08/2021
Atividade no livro: 214 à 218
Para casa
Livro pág: 221
Componente Curricular: ARTES
Unidade Temática: HOJE TEM MARMELADA?
Habilidades: EF15aR18/EF15Ar14/EF15AR19/EF15AR20/EF15AR21/EF15AR22
Objetivo de Aprendizagem:
#Conhecer os elementos do circo por meio das manifestações do teatro.
#Conhecer a história do circo e do palhaço.
#Explorar os processos narrativos em teatro.
#Experimentar a imitação e o faz de conta.
Encaminhamento metodológico:
Neste capítulo os alunos terão a oportunidade de conhecer o lado da história do circo e alguns de seus personagens, as atividades aludem aos profissionais que compõem o espetáculo circense.
Situação Didática
Na seção Conversa vem...os alunos irão formular hipóteses sobre o surgimento do circo, um dos temas trabalhados ao longo deste capítulo.
# Na seção aprender brincando , os alunos trabalharão os imaginários por meio da cultura circense. Antes deles iniciarem as atividades peça aos alunos que olhem novamente as imagens da página 116.###########################
PLANO PARA 7º SEMANA DE AULA - 1°ano/9
DATA: 04 /06/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
Agenda:
Atividades no livro pág: 230 a 237
Componente Curricular: ARTES
Unidade Temática: Roupas teatrais
Objetivo de Aprendizagem:
📚 Identificar roupas e fantasias como elementos teatrais
Habilidades: EF115R19- EF15A20 - EF15AR21 - EF15AR22 - EF15AT23
Situações didáticas:
📚 Com base na imagem de abertura, o esperado é que os alunos entendam que se trata de um varal de roupas de fantasias , devido à presença dos grampos pendurados. Comentar com eles que os grampos ou prendedor servem para prender as roupas no varal. Pedir aos alunos que observem o varal e perguntar: Podemos usar essas roupas que estão na imagem em quais situações?
📚 Explicar sobre Roupas para cada situação no ícone oralidade.
📚 As pessoas precisam entender que é necessário aceit o outro pelo que ele é , e não por sua aparência física ou pelo que costuma usar como vestimenta. ( Com a lupa na mão).
No entanto, em algumas ocasiões , existem regras que precisam ser seguidas. Por exemplo, o uniforme deve ser usado na escola, bem como ninguém deve ir a uma festa de casamento de biquíni ou calção de praia.
📚 Na atividade Mão na Massa... Exercitar o faz de conta e a ressignificação de objetos e relacionar figurino teatrais e expressão gráfica por meio de desenho. Estimular criação de enredos para personagens, criando uma fantasia , depois estimular brincadeira de faz de conta.
PLANO PARA 5º SEMANA DE AULA - 1°ano/9
Agenda:
14/05/2021
Atividade no livro: 222 à228.
atividade para casa no livro: página 229
#PEÇA AO ALUNO QUE PESQUISE COM SEUS FAMILIARES UM SAMBA ANTIGO E QUE TRAGA A LETRA DA MÚSICA E O NOME DO COMPOSITOR.#
Componente Curricular: ARTES
Unidade Temática: UM VELHO SAMBA
Habilidades: EF15aR13/EF15Ar14/EF15AR15/EF15AR17/EF15AR23/EF15AR24/EF15AR25
Objetivo de Aprendizagem:
#Aprender quais são os instrumentos usados para tocar samba.
#Reconhecer o samba como principal estilo de música tocada no Carnaval.
#Identificar as roupas que mais identificam o samba.
*Na época dos meus avós ou bisavós como era?
Encaminhamento metodológico:
A linguagem musical será abordada neste capítulo por meio do samba e de seus instrumentos mais utilizados, bem como da figura de uma das mais importantes referências do samba nacional: Noel Rosa.
Situação Didática
#Inicie a conversa na seção < conversa vai>, na página 223 perguntando aos alunos se já viram pessoas dançando com essas roupas que aparecem? Que tipo de música elas dançam?
#Na página 224, na seção < conversa vem...> os alunos devem descrever as características das roupas que viram na abertura do capítulo.
#Escute a música <com que roupa?> de Noel Rosa.
#Pergunte aos alunos se já haviam escutado essa música e se conhecem outras músicas que falem de roupas?
#Leia para os alunos quem é o autor Noel Rosa.
#Na seção < mão na massa> os alunos imaginarão a roupa que usariam para ir ao um samba. Por se tratar de uma situação fora do cotidiano deles, antes dessa atividade começar mostre aos alunos imagens diferentes de pessoas dançando samba, para que possa criar referência para eles.
#A atividade da seção <aprender brincando> tem como objetivo a identicação e apreciação de sambas variados e com expressão, em forma de desenho, dos instrumentos utilizados no samba. PEÇA AO ALUNO QUE PESQUISE COM SEUS FAMILIARES UM SAMBA ANTIGO E QUE TRAGA A LETRA DA MÚSICA E O NOME DO COMPOSITOR PARA APRESENTAR PARA A TURMA, DESENHE UM DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO SAMBA.
#Na página 227 vamos conhecer alguns instrumentos de percussão que podem ser tocados com as mãos ou com baquetas.
#Na página 228, na seção < mão na massa>, é interessante estimular os alunos a utilizarem régua, caneta e as mãos para realizarem sons, mostrando que podemos inventar instrumentos musicais para criar um composição.
#Ainda na página 228,vamos aprender sobre cordas e suas vibrações.
PLANO
PARA 2º SEMANA DE AULA - 1°ano/9
DATA: 23 /04/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
Agenda:
Componente
Curricular: ARTES
Unidade Temática: ROUPAS NAS
PINTURAS
Objetivo de
Aprendizagem:
v Conhecer obras
de arte que valorizem os tecidos que as roupas por meio da pintura.
v Identificar as
obras de Jean-Auguste Dominique Ingres como pinturas, e não como fotografias.
v Experimentar
diferentes tipos de materiais gráficos para desenhar e pintar.
Habilidades: EF115R01-
EF15A02 - EF15AR03 - EF15AR04
Situações didáticas:
v O objetivo da unidade é observa
os diferentes tipos de roupa no decorrer
da historia e como são representadas em obras de arte. Relacionar o contexto,
do capitulo mostra o vestuário de diferentes épocas utilizando pintura como
arte.
v Na seção conversa vem... os
alunos deverão escrever no espaço o estilo de roupa mais confortável nos dias
de hoje.
v É importantes conversar com a turma sobre diferentes estilos das roupas
usadas. Solicitar uma foto de seus
familiares.
v Para a seção Mão na massa, solicitar a turma retalhos de tecidos para a aula, eles poderão também utilizar papel crepom, papeis colorido
glitter, cola branca tesoura. O objetivo
dessa atividade é contemplar as
habilidades EF15A02 - EF15AR04, ao abordar as
texturas como elementos visuais e técnicas de recorte e colagem como expressão artísticas
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário