domingo, 28 de fevereiro de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA

PLANO PARA 7º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 10 /03/ 2021


Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA:

 ATIVIDADES NO LIVRO PAG. 46 á 49

    PARA CASA: caderno de caligrafia

 2ª aula

Componente Curricular: língua Portuguesa

Unidade Temática: A  cidade está cheia de símbolos e palavras .

Objetivos de conhecimentos:

v Conhecer rimas

v Inventar  uma brincadeira.

v Entender brincando se aprende.

v  

Habilidades: EF15LP09

v Explorar situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em serem compreendidos pelo interlocutor, usando palavras com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

 

  Situação Didática 

v Fazer um breve passeio pela escola para identificação de placas e  símbolos na escola. Conversar sobre as placas existentes e sobre a importância de cada uma delas.

v Explorar as rimas do poema relembrando com os alunos o trabalho com rimas feito anteriormente.

v Deixar que os alunos escrevam autonomamente o nome da bebida mais gostosa. Se necessário fazer a reescrita da palavra com cada aluno.

É importante que nesses processos de reescrita a tentativa original de escrita seja mantida e a reescrita seja feita embaixo da palavra, para que o aluno perceba os acertos e as dificuldades na escrita da palavra.

 

Vídeo 




PLANO PARA 7º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 08 /03/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA :

   Ditado no caderno de língua portuguesa Ditado Dia da Mulher 

   PARA CASA:  Caderno de portuguesa

 

      

Objetivos

·         Conscientizar o aluno sobre a importância da figura humana. Valorizar a atuação da mulher na sociedade moderna.

·         Metodologia:

·         Apresentar várias figuras de mulheres para as crianças;

·         Montar um cantinho com vários objetos utilizados pela mulher (pedir a colaboração das mães).

·         Pintura com cola colorida um desenho em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

·         Preparar os cartazes para a exposição das atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

1ª aula

Projeto  Dia da Mulher

v  Preparar o Cantinho do Jogo simbólico com vários materiais utilizados pela mamãe: roupas femininas, sapatos e bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogão de brinquedo; computador de brinquedo, papéis e revistas, livros etc.

v Em roda de conversa o professor motivará aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.
Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: médicas, professoras, motoristas, secretárias, desenhistas, domésticas, cozinheiras, cabeleireiras, dentistas etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.

   DIATDO  DIA DA MULHER



v Em seguida, propor que brinquem livremente no Cantinho.
Propor um jogo de mímica, em que um aluno imita a mamãe para que os demais adivinhem o que ela está realizando. Garantir a participação de todos.

FECHAMENTO DO PROJETO:

·         Recepção  animada na frente da escola;

·         Musicas;

·         Apresentação dos vídeos, em homenagem a Mulher feita pelos alunos para postar nos grupos de Whatzapp;

·         Exposição de trabalhos realizados pelas crianças;

·         Entrevista com a Diretora da Escola;

AVALIAÇÃO:

A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto

Vídeo 1  








PLANO PARA 6º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 03 /03/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA:

 ATIVIDADES NO LIVRO PAG. 43 Á 45


        PARA CASA: CADERNO DE CALIGRAFIA


1ª aula

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Unidade Temática: A cidade está cheia de símbolos e palavras.

Objetivos de conhecimentos: 

Conhecer rimas 

Inventar  uma brincadeira. 

Entender brincando se aprende. 

Metodologia:

Aprender através dos contatos com dois tipos de textos: a parlenda e o texto instrucional. Para ensinar a brincadeira é necessária, a leitura das regras para que percebam a funcionalidade de um texto instrumental e necessário de ele ser claro. 

Organizar momentos que oportunizem brincadeiras no pátio da escola e atividades como cantar, dançar e assistir filmes, quando mudamos o estímulo, ganhamos em concentração.   

Habilidades: EF15LP09

Explorar situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em serem compreendidos pelo interlocutor, usando palavras com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. 

  Situação Didática 

Na atividade 1   é importante que as crianças percebam que as silabas se repetem em palavras diferentes. 

Explicar que as silabas são necessárias para a formação de palavras e que o numero de silabas correspondem a quantidade de quadrados 

Permitir que os alunos criem ,pintem , decorem uma propaganda que seja necessárias para o coletivo. 

Vídeo 1



PLANO PARA 6º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 01 /03/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA :

        


 2ª aula

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Unidade Temática: A cidade está cheia de símbolos e palavras.

Objetivos de conhecimentos:

v Compreender a importância dos rótulos

v Perceber a quantidades de informações presentes em rótulos.

Metodologia:

v Através de imagens explorarem os elementos das ilustrações para que percebam a quantidade textos escritos em nosso dia a dia.

Habilidades: EF15LP09

v Explorar situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em serem compreendidos pelo interlocutor, usando palavras com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

  Situação Didática 

v   Analise do gênero anúncio publicitário, mostrar propaganda a para enriquecer  o trabalho e pedir aos alunos que identifiquem as informações.

v   Espera-se que as crianças lembrem de que as propagandas podem ser encontradas em revistas, jornais, paredes de estacionamentos, sites da internet etc...

 Projeto: MULHER👸 ATIVIDADES DE LEITURA.....

Vídeo 1.. . História do Dia Internacional da mulher...


v Atividades para casa: fichas de atividades pág.: 25\26










PLANO PARA 5º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 24 /02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 


1ª aula

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Unidade Temática: RECITANDO PARLENDAS

Objetivos de conhecimentos:

·        Reconhecer a relação fonema-grafema em PARLENDA

·        Recitar parlenda

·        Entender o jogo das rimas nesses gêneros.

·        Conhecer as vogais e consoantes.

·        Compreender que uma palavra é composta de silabas.

Habilidades: 

·          Identificação da função social dos textos e de sua circulação

·        Proporcionar o estabelecimento de expectativas e formulação de hipóteses em relação ao texto que será lido ou ouvido.

Situação Didática 

ü  Leitura da parlenda para identificar as palavras solicitadas pelo anunciado da atividade.

ü  Necessário o suporte de um cartaz para chamar atenção da escrita e ao espaçamento de palavras.

ü  Refletir sobre o assunto principal do texto.

ü  Identificar a finalidade do texto.

ü  Promover a organização da ordem alfabética das palavras.

ü  Auxiliar no encaminhamento da atividade e deixar os alunos os organizarem as papeletas de maneira autônoma.

ü  Providenciar os materiais para a confecção de um chocalho.

ü  Explicar que o número de vezes que abrimos a boca para pronunciar uma palavra corresponde ao numero de silaba que essa palavra tem

ü  Ensinar a fazer a leitura das palavras segmentando-as em silabas oralmente com o chocalho.

ü  Após o preenchimento do quadro  é importante leva-los a refletir se os números de silabas e letras são iguais em todas as palavras? e reforçar sempre a ideia de que em todas as silabas há pelo menos uma vogal.

ü  Realizar o ditado diagnóstico.

 

 

Vídeo 1  


 PLANO PARA 5º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

 


1ª aula

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Unidade Temática: BRINCANDO DE TRAVA-LÍNGUA

Objetivos de conhecimentos:

·        Reconhecer  a relação fonema-grafema em trava- língua

·        Recitar trava-língua.

·        Entender o jogo das rimas nesses gêneros.

·        Conhecer as vogais e consoantes.

·        Compreender que uma palavra é composta de silabas.

Habilidades: 

·          Identificação da função social dos textos e de sua circulação

·        Proporcionar o estabelecimento de expectativas e formulação de hipóteses em relação ao texto que será lido ou ouvido.

Situação Didática 

ü  Para aumentar o repertório desse tipo de texto apresentar a caixinha de trava- língua... Quando a caixinha  passar nas mãos dos alunos, cada  um deve retirar um trava-língua. Auxiliar na leitura, se preciso utilizar o alfabeto como recurso de apoio, de modo que identifiquem o personagem  ou objeto principal de cada trava-língua.

ü  Auxiliar na mediação e reflexão das hipóteses e levantamento de  leitura e escrita ... Ex.. Ao ler as pistas  referente ao personagem do trava- língua.

ü  Chamar atenção para o fato que no trava- língua aparecem os nomes de pessoas.  Se possível revisar o capitulo anterior.

ü  Na comparação de textos o objetivo é que os alunos percebam que os textos são compostos de palavras, recursos de ideias semelhantes.

ü  Utilizar o material de apoio para trocas da primeira letra e formem outras palavras, verificar  e orientar para as formação de novas palavras e palavras sem sentido e sem significados...

ü  Reforçar a leitura e a escrita das vogais, consoantes e palavras de cantigas...  Atividades  FICHAS DE ATIVIDADES PAG.: 13,14,15,16...

Vídeo 1  TRAVA – LÍNGUA 




PLANO PARA 3º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 10/ 02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Data:10/ 02/ 2021  Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

1ª aula

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Unidade Temática: Vamos brincar com as palavras

Objetivos de conhecimentos

*     Reconhecer  a relação fonema- grafema em cantigas, parlenda e trava- língua

*     Entender o jogo de rimas nesses gêneros.

*     Conhecer as vogais e consoantes

Habilidades

*     Identificação da função social dos textos e de sua circulação

*     Proporcionar o estabelecimento de expectativas e formulação de hipóteses em relação ao texto que será lido ou ouvido.


Situação Didática

*     Propor atividades em que as crianças trabalhem com diferentes ideias de  representação, percebendo que  imagem podem ser representadas por palavras

*     Auxiliar os alunos na reflexão de que os sons são representados por letras e que as palavras podem ter diferentes configurações, alem de superar a hipótese de realismo que alguns estudantes ainda não superaram.

*     Leitura da cantiga, acompanhado no livro apontando o dedo, sugerir que logo após cantem juntos.

*     Na atividade 4, deixar as crianças escreverem o nome dos objetos autonomamente .  Depois que eles desenharem escreverem, registrar o diagnósticos  o nível da escrita em que o estudante se encontra.

*     Fazer uma lista de palavras que rimam para ampliar o trabalho.

*     É importante explorar a palavra relacionando as letras que compõem com outras palavras que os alunos já conhecem e que fazem repertorio deles, comparando-as em relação ao numero de letras, à letra inicial, à letra final...etc...

*     Propor o conhecimento das vogais e a percepção de sons, de modo que estabeleçam a relação com fonema-grafema.

Vídeo 1 👇

 


BOM DIA😍😘

 

DATA: 08/ 02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Data:01/ 02/ 2021  Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 


2ª aula

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Unidade Temática: ATIVIDADES DE FIXAÇÃO 

Objetivos de conhecimentos:

💫 Ler os anunciados para que possam realizar as atividades propostas

Habilidades: 

💫   Realizar atividade de leitura e escrita para fixar conteúdo 

Situação Didática 

💫 Propôs  Revisão  de fixação  de conteúdo e levantamento  de hipótese  de leitura  e escrita 



PLANO PARA 2º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 01/ 02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Data:01/ 02/ 2021  Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 


2ª aula

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Unidade Temática: MEU NOME E O NOME DOS AMIGUINHOS

Objetivos de conhecimentos:

💫 Entender a importância de nomear as pessoas e coisas

💫Reconhecer nomes e seus significados.

💫 Produzir crachá de mesa, etiquetas dos objetos e lista de chamada em desenho

💫 Conhecer as letras do alfabeto. 

💫 

Habilidades: 

💫 Fazer com que o aluno se expresse em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se  em ser compreendido pelo interlocutor  e usando uma voz audível, boa articulação e ritmo adequado 

💫 Reconhecer que os textos são lidos e escritos da esquerda para direita e de cima para baixo.

Situação Didática 

💫Ler os anunciados para que possam compreender as ações que devem realizar.

💫Encorajar os alunos  a realizar a escrita autônoma doo nome que escolheram. Depois que todos registrarem o nome, propôs a cada um que EXPLIQUE  o porquê da escolha.

💫Leitura do poema GENTE TEM SOBRENOME " TOQUINHO"com entonação e sonoridade. Sempre apontando as palavras que esta lendo. 

💫 Mostrar  e explicar as rimas que aparecem no texto.

💫 Estimular a oralidade. 

💫 Expor o cartaz com o texto na sala de aula para que possam retomar a leitura sempre que necessário. 

💫 Combinar e criar legenda de orientação da leitura do texto. 

💫Propôr questões de leitura e interpretação e discutir hipóteses antes do registro no livro. Sempre que tiverem com duvidas retornar e leias-as novamente para que percebam as informações encontradas no texto. 

💫Apresentar e explicar a ordem alfabética,  os 4 formatos diferentes, maiúsculas e minusculas, indagar a 1º letra do nome, e auxiliar na percepção que dos nomes e as coisas  e que existem uma relação entre a letra e o som. 

💫 Propor  comemorar o aniversário  do  Senhor Alfabeto 

🎸🎶

Vídeo 1 👇


DATA: 03/ 02/ 2021



1ª aula

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Unidade Temática: MEU NOME E O NOME DOS AMIGUINHOS

Objetivos de conhecimentos:

💫 Entender a importância de nomear as pessoas e coisas

💫Reconhecer nomes e seus significados.

💫 Produzir crachá de mesa, etiquetas dos objetos e lista de chamada em desenho

💫 Conhecer as letras do alfabeto. 

💫 

Habilidades: 

💫 Fazer com que o aluno se expresse em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se  em ser compreendido pelo interlocutor  e usando uma voz audível, boa articulação e ritmo adequado 

💫 Reconhecer que os textos são lidos e escritos da esquerda para direita e de cima para baixo.

Situação Didática 

💫Ler os anunciados para que possam compreender as ações que devem realizar.

💫 Conversar sobre o nome é os cuidados que existem pessoas q tem apelidos... logo em seguida contar a história  dos apelidos dos personagens  do poema.

💫Produzir  e  explicar que é  acróstico  é  uma composição   feita com nas letras de uma palavra 

💫 Apresentar é propor o bingo de nomes que pode ser adaptada de modo que utilize a letra inicial dos nomes da turma.

💫 leitura do poema " Minha escola" para o entendimento e  o  que acham do poema...

💫 Ensaiar o leitura com entonação  para que as crianças possam dramatizar logo após....

💫 Mostrar as  palavras que rimam no poema . Brincar de colocar outras palavras sem perder o ritmo do poema.

💫Estimular a utilização  do jogo de letras sempre q possível  para a criação  hipótese  de escrita e leitura. 

💫 Confecções   de um crachá  de mesa.

💫 Propor  comemorar o aniversário  do  Senhor Alfabeto na sexta feira ( cada criança  ficará responsável  de trazer um elemento de festa infantil  para comemorar  o aniversário  do senhor Alfabeto...

🎸🎶


- Instruções para o tutor de casa: Auxiliar o aluno na escrita e na execução das tarefas propostas

- Instruções para o aluno: Acompanhar com atenção as aulas nas 

páginas indicadas, realizando a interpretação do conteúdo ministrado

Vídeo aula:



AAVALIAÇÃO:
*     Observar / registro do professor em quanto a adaptação do ambiente escolar e a participação dos alunos nas atividades propostas.

Projeto libras

Projeto Libras