terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

História

 CENTRO EDUCACIONAL FUTURO BRILHANTE🎓              

♥¸.•*¨)

(¸.•´♥♥.¤`¤*📚 Terça-feira 

DATA: 02/04/2024

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 4°F /9 Turno: 2º

AGENDA:

Atividades em sala  Revisão 

PARA CASA 

ESTUDAR PARA AVALIAÇÃO DE 

HISTÓRIA DIA 

CIENTE:_____________________




Revisão de história 

Procure no diagrama, as respostas das lacunas abaixo.


a. A maior conquista do período ___________ foi o domínio do ___________.


b. Os ___________ são pessoas que não possuem habilitação fixa.


c. No período ____________, foram criadas as primeiras ______________.



. A primeira fase da Idade da Pedra.

2. Local onde os homens pré-históricos se protegiam das ações da natureza quando eram nômades.

3. Período da Pré-História onde o homem descobriu a agricultura.

4. Espécie do Homem. Exemplo: ______ sapiens.

5. Descoberta do homem no período paleolítico que possibilitou ao homem deixar de ser nômade.

6. Idade da Pedra ______________: Período onde o homem pré-histórico usava lascas de pedra, ossos e pedaços de madeira para confeccionar machados e outros objetos pontiagudos.

7. Período da Pré-História que ocorreu após a Idade da Pedra.

8. Descoberta que trouxe ao homem a possibilidade de se aquecer, cozinhar alimentos e iluminar durante a noite.

9. Espécie do homo que descobriu o fogo.

10. Descoberta por volta do ano 4000 a.C., possibilitou ao homem se comunicar e escrever a sua própria história.

11. Forma de viver do homem antes da descoberta da agricultura, onde ele se mudava de um lugar para o outro em busca de alimento.


Resposta 

1- Paleolítico; 2- Caverna; 3- Neolítico; 4- Homo; 5- Agricultura; 6- Lascada; 7- Metais; 8- Fogo; 9- Erectus; 10- Escrita; 11- Nômade


 1 Coloque F para falso e v para verdadeiro 

As primeiras surgiram próximas à grandes rios.

As aldeias surgiram em regiões de muita seca

A  atividade mais importante nas primeiras aldeias é cidades era a agricultura 

A agricultura aajudou a aumentar o conhecimento sobre a natureza.


Responda:

1 Como ficou conhecido o primeiro sistema de escrita? 


2 Como era o profissional que dominava a técnica da leitura e escrita? 

3 Por que era importante dominar a técnica da leitura e da escrita.?

 

♥¸.•*¨)

(¸.•´♥♥.¤`¤*📚 Terça-feira 

DATA: 25/03/2024

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 4°F /9 Turno: 2º

AGENDA:

Atividades em sala  Revisão 

PARA CASA 

ESTUDAR PARA AVALIAÇÃO DE 

HISTÓRIA DIA 


CIENTE:_____________________


Atividades de revisão. 

1 Desenhe: 

Povos Nômades  e povos sedentários: 

2 Como era os povos que não viviam muito tempo no mesmo lugar? 


3 cite as descoberta  que transformou a vida dos seres humanos? 

4 o que o ser humanos pode fazer com a descoberta do fogo?

5 o que os.povos Nômades faziam para conseguir alimentos? 

6 Que nome damos a atividade de criação de animais.?

7 como eram as as divisões de tarefas primeiros povos humanos  ?

8 Qual foi o motivos povos se tornarem sedentários?

9 Cite povos que são sedentários ?

10 onde surgiu o ser humano?

11 onde surgiu as primeiras cidades?

12 Quais as primeiras cidades que surgiram pelo mundo? 

13 Quais matérias que foram construdos as primeiras moradias?

14 Quais as.desvantagens de morar próximos aos rios.?



CENTRO EDUCACIONAL FUTURO BRILHANTE🎓              

♥¸.•*¨)

(¸.•´♥♥.¤`¤*📚 Terça-feira 

DATA: 20/02/2024

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 4°F /9 Turno: 2º

AGENDA:


Atividades em sala livro pág 


282/283


PARA CASA 



CIENTE:_____________________


2° aula

Componente Curricular: História 

Unidade Temática: As primeiras cidades 

 

Conteúdo

• Descoberta da agricultura relacionada à sedentarização

• Primeiras moradas humanes. materiais e caracteristicas

• Localização das primeiras cidades.

• Intensificação de trocas de mercadoras e surgimento de rotas de comércio

• Inicio da escrita.

• Sistema pictórico ou de hieroglific

 

Atividades no Caderno e livro didático. 


CENTRO EDUCACIONAL  FUTURO BRILHANTE🎓               

 

     

♥¸.•*¨)

(¸.•´♥♥.¤`¤*📚  Terça-feira 

DATA: 20/02/2024

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 4°F /9 Turno: 2º

AGENDA:

Atividades  em sala livro pág 

282/283

PARA CASA 

  


CIENTE:_____________________

1° aula

Componente Curricular: História 

Unidade Temática:  A descoberta do fogo


A descoberta do fogo e considerado muito importante  para o avanço  da evolução da espécie humanas.

Desde muito tempo o ser humano tem acesso ao fogo mergulhando galhos em incêndios nas florestas causados por raios.

No entanto, o que é considerado a descoberta do fogo, que, na verdade, podemos denominar como a descoberta da produção do fogo, ocorreu no período Paleolítico.

COMO O SER HUMANO DOMINA O FOGO. 

Historinha: 

Conteúdo

Descoberta do controle do fogo.

• O controle do fogo.

•  Tudo começou  na África.

• Da África  para o mundo. 

• O surgimento da pecuária é da agricultura. 

• Povos Nômades  e povos sedentários. 



Objetivos

Entender que o processo de homini- zação foi um processo histórico, mar- cado por múltiplas transformações ao longo do tempo.

• Refletir sobre a revolução que signifi- cou controlar a produção de fogo: a possibilidade de cozer alimentos, de se aquecer, de usar o fogo como arma etc. aumentou a capacidade de sobre- vivência.
Entender como ocorreu a domestica- ção dos animais, isto é, o início da prá- tica da pecuária.

• Entender como ocorreu a domestica- ção das plantas, e a ação de mulheres e crianças nesse processo.

• Compreender que pecuária e agricul- tura eram atividades complementares.

• Perceber como a agricultura teve efei- tos sobre a fixação dos grupos huma- nos em um território, dando início à se- dentarização.

• Entender que a agricultura influenciou o desenvolvimento biológico dos se- res humanos, por garantir e possibilitar mais alimentos às comunidades

Saber que o processo de descoberta da agricultura não ocorreu em um único tempo e lugar, mas foi diversificado e em várias épocas e lugares.

• Relacionar a agricultura com o nasci- mento de povoados, vilas e cidades.

• Entender por que as primeiras civiliza- ções nasceram ao longo de grandes rios fertilizantes.

  Atividades no Caderno e livro didático. 






Nenhum comentário:

Projeto libras

Projeto Libras