terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Ensino Religioso

CENTRO EDUCACIONAL FUTURO BRILHANTE🎓


♥¸.•*¨)

(¸.•´♥♥.¤ QUINTA-FEIRA 

DATA: 17/05/2024

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 4° e /9 Turno: 2º

AGENDA:

TEMA: A CONVIVÊNCIA FAMILIAR

Leia o texto e depois responda às questões:

A família e a sociedade


         O ser humano já nasce para viver com o outro. Ninguém consegue viver sozinho, logo, a família é a primeira instituição estabelecida para o desenvolvimento de práticas de convivência em sociedade. 
       A família é uma comunidade de pessoas que vivem juntas e dividem seus afetos e interesses. A família é a célula original da vida social. É a comunidade na qual, desde a infância, se pode aprender os valores morais, tais como honrar aos pais e usar corretamente a liberdade. Na maioria das vezes, é na família que se inicia a vida religiosa; os princípios e as doutrinas são ensinados. 

Deveres dos membros da família

      Todos os membros da família devem contribuir para que o consenso e o amor prevaleçam no lar. Os filhos devem respeitar e ajudar seus pais, pois o respeito é um valor que gera harmonia em toda a família. Os pais são responsáveis pela educação dos filhos, pois são eles que podem contribuir na formação do caráter com boas virtudes. Todos devem colaborar nas necessidades físicas e espirituais.  
    Portanto, seja um bom filho, para que sua família possa tornar a sua comunidade melhor, pois para termos uma sociedade cada vez mais agradável, é necessário que a família seja a primeira a buscar bons comportamentos e costumes saudáveis. 

Maurício Araújo, 2021


1. Qual a primeira instituição estabelecida que é responsável pelo desenvolvimento do ser humano?
_____________________________________

2. Segundo o texto,
a) a família não é mais importante que a sociedade.
b) as pessoas podem viver sozinhas sem problemas.
c) a família é responsável na formação das pessoas.
d) os filhos são responsáveis pela educação dos pais.








CENTRO EDUCACIONAL FUTURO BRILHANTE🎓


♥¸.•*¨)

(¸.•´♥♥.¤ QUINTA-FEIRA 

DATA: 21/03/2024

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 4° e /9 Turno: 2º

AGENDA:

PARA CASA: produção  de um cartaz : o que é páscoa e como você  comemora a Páscoa com a sua família.

Aula: Ensino Religioso 





Objetivos:
 Compreender o significado da páscoa pelas instâncias religiosas, bem como os costumes da festividade para a vida das pessoas; Discutir a forma que a páscoa influencia nos campos públicos como a economia.

A PÁSCOA


Páscoa é uma festividade religiosa do cristianismo e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida ao terceiro dia, no domingo, após sua crucificação no Calvário, conforme o relato da Bíblia, livro sagrado para os cristãos. É a principal celebração do ano litúrgico e também a mais antiga e importante festa cristã. O domingo de Páscoa marca o auge da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências para os católicos, sendo iniciado na quarta-feira de cinzas e concluído na quinta-feira da semana santa. 

TRADIÇÃO


Durante toda a semana santa, há procissões e cerimônias especiais, sobretudo na quinta e na sexta-feira, conhecida como Sexta-feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão (que recorda a morte de Cristo na cruz). Muitas famílias costumam preparar alimentos presencialmente feitos com trigo, e com muita fartura, todos celebram este momento tão especial. É no Sábado de Aleluia que é proclamada a ressurreição.

SÍMBOLOS DA PÁSCOA


Atualmente, a Páscoa é rodeada por diversos símbolos. No Brasil, os mais populares são: 

- Coelho da Páscoa;
- Ovos de Páscoa feitos de chocolate;
- Cruz da ressurreição;
- Pão e o vinho;
- Cordeiro.


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. Para os cristãos da atualidade, o que a páscoa comemora?
________________________________________

2. Por que o domingo foi o dia da semana escolhido para comemorar o momento mais importante da páscoa?
_______________________________________

3. Sobre a páscoa, assinale a alternativa FALSA:
a) É o período mais importante para os cristãos.
b) A quaresma chega ao fim antes da sexta-feira santa.
c) A páscoa celebra o nascimento e a morte de Jesus Cristo.
d) A palavra páscoa significa passagem e liberdade. 

4. Para alguns cristãos, em especial os católicos, a quaresma significa:
a) uma data que celebra a morte e a vida de Cristo.
b) a união de famílias pela entrega de presentes.
c) um dia de oração e de jejum com intensidade.
d) um período de preparação para a páscoa.
5. Que símbolos são utilizados para representar e comemorar a páscoa?
_________________________________________


6. Qual o primeiro povo que comemorou a páscoa? Por quê?
_________________________________________

7. Na sua família, a páscoa é comemorada? Se sim, como acontece essa comemoração?
_________________________________________




     Fique por dentro 👇




Aula: Ensino Religioso 


DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Texto: Dia 8 de Março – Dia  Internacional das Mulheres

         Alguns dizem que o Dia Internacional da Mulher teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram queimadas, protestando. Este foi um evento que marcou a luta pelos direitos femininos. Porém, não foi este o evento principal, pois desde o final do século XIX (19), organizações feministas operárias protestavam em vários países da Europa e dos Estados Unidos.
         O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país.
         Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal (voto) em diversas nações.
         Mas foi em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra - em um protesto conhecido como "Pão e Paz" - que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.
         Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres.
         Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.
         No Brasil, a luta pelos direitos das mulheres começou no início do século XX (20), que buscavam melhores condições de trabalho e qualidade de vida.
Adaptado do texto de autoria de Ana Isabel Alvarez Gonzalez.

.
Vídeo aula: 


Atividades do Dia Internacional das Mulheres

1. Qual o evento que marcou a luta pelos direitos femininos?
2. Desde quando existem protestos pelos direitos das mulheres?
3. Em que ano foi comemorado o primeiro dia nacional das mulheres? Onde foi?
4. Quando foi aprovada uma data anual para a celebração dos direitos da mulher e onde?
5. Qual foi o objetivo da II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca?
6. Em que ano e onde foi consagrada o 8 de Março como Dia Internacional das Mulheres?
7. Em que ano foi oficializado o Dia Internacional da Mulher?
8. Quando a data de 8 de Março foi reconhecida oficialmente pelas Nações Unidas?
9. Quando no Brasil começou a luta pelos direitos das mulheres e o que buscavam?
10. Em uma folha para entregar faça uma homenagem para as mulheres. Pode ser uma frase, um desenho ou uma poesia.




CENTRO EDUCACIONAL  FUTURO BRILHANTE🎓
               
       

♥¸.•*¨)

(¸.•´♥♥.¤ QUINTA-FEIRA 

DATA: 22/02/2024

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 4° e /9 Turno: 2º

AGENDA:

PARA CASA 

 No caderno de Ensino Religioso 


CIENTE:_____________________

2° aula

Componente Curricular: Ensino Religioso 

Unidade Temática: Regras de convivência. 


Objetivo Geral: Desenvolver a compreensão das regras de convivência, incentivando o respeito, a cooperação e a responsabilidade nas interações sociais. 

Habilidades 
Identificar e compreender a importância das regras de convivência em diferentes contextos (escola, família, comunidade).
Reconhecer os sentimentos e emoções próprios e dos outros durante as interações sociais.
Promover a cooperação, o diálogo e a resolução pacífica de conflitos entre as crianças.
Estimular a criatividade e a expressão das crianças ao elaborarem suas próprias regras de convivência.



Atividade 1: Roda de conversa
Iniciar a aula explicando o que são as regras de convivência e sua importância para vivermos em harmonia com os outros. Utilize uma linguagem adequada para as crianças entenderem.
Faça perguntas abertas para saber o que elas já sabem sobre o assunto e incentive-as a compartilhar suas experiências e opiniões sobre regras.

CONSTRUÇÃO  DO MURAL DE COMBINADOS







CENTRO EDUCACIONAL  FUTURO BRILHANTE🎓               
       

♥¸.•*¨)

(¸.•´♥♥.¤`¤*📚  SEXTA feira 

DATA: 16/02/2024

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 4° e 5º /9 Turno: 2º

AGENDA:

PARA CASA 

 No caderno de Ensino Religioso 


CIENTE:_____________________

1° aula

Componente Curricular: Ensino Religioso 


REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Viver em sociedade significa conviver com outras pessoas. Seja na escola, comunidade ou em qualquer ambiente em que exista o convívio com o próximo. Para isso acontecer de forma respeitosa e agradável, é importante que todos os cidadãos que ali convivem, cumpram determinadas regras. 

ACORDOS DE CONVIVÊNCIA



Os acordos de convivência são essencialmente importantes para a sociedade. Através deles, pode-se viver em harmonia com os outros, além de trazer muitos benefícios para nossa vida social e fortalecer nossos laços com nossos amigos e colegas. Muitas vezes, essas regras não são seguidas e acabam provocando grandes transtornos na vida das pessoas, como, por exemplo, as regras de trânsito, quando não respeitadas, podem causar uma série de acidentes. Dentre esses acordos, destacam-se a Constituição Federal (conjunto de leis fundamentais que organizam e regulam o funcionamento de um país) e o Regimento Escolar (conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica e disciplinar de uma instituição escolar).
CUMPRINDO OS DEVERES



Desde o nascimento, todas as pessoas são livres e iguais em seus deveres e direitos, mas para conviver com o próximo de forma harmoniosa, todos devem cumprir seus deveres como cidadãos e exigir para que os seus direitos sejam respeitados e colocados em prática. 
A democracia é um exemplo do envolvimento de todo cidadão com a vida política, seja votando ou sendo votado. Para que uma boa convivência seja preservada, é necessário que todas as pessoas participem da elaboração das regras de uma comunidade, valendo-se da liberdade de expressão. Essas regras podem ser modificadas, quando não atendem mais às necessidades de uma sociedade.

A FUNÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL



A Constituição Federal é a lei mais importante do Brasil. Ela regulamenta e organiza todas as ações do Estado para com a população. Para manter os direitos dos cidadãos e cumprir seus deveres, o país precisa de regras para governar a nação. Dentre essas leis, podem ser citados os seguintes artigos: ARTIGO 5º em que afirma que todos são iguais perante a lei e têm direito à vida, à liberdade, à igualdade, à propriedade e à segurança, ARTIGO 196º em que assegura que a saúde é direito de todos e dever do Estado e o ARTIGO 205º onde afirma que a educação é direito de toda pessoa e dever do Estado e da família.
Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Viver em sociedade significa 
a) conviver apenas com a família.
b) frequentar a escola todo dia.
c) conviver com outras pessoas.
d) ficar ao lado só de amigos.

2. Segundo o texto, o que deve ser feito para que o convívio com o próximo seja harmonioso?
___________________

3. Para você, as regras de convivência são importantes? Por quê?
___________________

4. Cite três regras que você acredita serem necessárias no regimento da sua escola.
___________________
5. Organize corretamente a tabela abaixo com as expressões sobre diretos e deveres do cidadão.





• Votar   
• Ter liberdade
• Proteger a natureza  
• Acesso à saúde
• Cumprir as leis  
• Acesso à educação

6. Conforme a aula de hoje, assinale as alternativas com (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) Se não respeitarmos as regras de trânsito, mais acidentes acontecerão.
( ) A Constituição Federal é uma lei não muito importante do Estado Brasileiro.
( ) Todas as pessoas são livres e iguais em seus deveres e direitos.
( ) Só devemos respeitar os direitos das pessoas se formos respeitados.


  Até a próxima  aulas 

🥰✨️📚


 CENTRO EDUCACIONAL  FUTURO BRILHANTE🎓               
       

♥¸.•*¨)

(¸.•´♥♥.¤`¤*📚  Quarta Feira 

DATA: 05/02/2024

Professora: Nazaré Castro💕

Turma: 4°F /9 Turno: 2º

AGENDA:

PARA CASA 

 No caderno de Ensino Religioso 


CIENTE:_____________________

1° aula

Componente Curricular: Ensino Religioso 


Unidade Temática:  Regras de convivência. 

REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Necessitamos das regras de convivência para vivermos bem em sociedade. Desse modo, elas devem ser ensinadas desde o nascimento. Ter um relacionamento agradável com as pessoas acaba refletindo no ambiente familiar, escolar e até mesmo no espaço de trabalho. Essas ações devem fazer parte da nossa vida e do nosso cotidiano.  

Certas regras são importantes em todos os lugares, como, por exemplo, o respeito pelo próximo, a manutenção da ordem e da higiene. No entanto, lugares diferentes têm regras diferentes.

NA ESCOLA



A escola é um ambiente em que ocorre o ápice da interação social entre crianças. Algumas regras básicas ajudam as crianças a ter uma compreensão geral do ambiente escolar, tais como:


• Chegar no horário correto;

• Ser comportado;

• Obedecer aos professores;

• Não jogar lixo no chão;

• Respeitar os coleguinhas.

NA FAMÍLIA



A família é a base para todas as coisas, é conhecida como a principal célula da sociedade. É nela que as regras são formadas e compreendidas. Ela nos prepara para o futuro e a convivência com o próximo. Existem algumas regras básicas para vivermos em harmonia familiar, tais como:

• Respeitar pais e avós;

• Não mentir;

• Ser responsável;

• Ouvir atentamente;

• Oferecer ajuda quando necessário.

NA SOCIEDADE



A sociedade é um ambiente em que o respeito e a empatia são fundamentais para uma boa convivência. É nela que existem diferenças, seja na cor, etnias, modo de agir ou pensar. Algumas regras nos ajudam a viver bem em sociedade, tais como:

• Dizer por favor e obrigado;

• Cumprimentar cordialmente;

• Esperar sua vez de falar;

• Pedir desculpas;

• Ser gentil e sorrir.

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU



1. Por que as regras de convivência são tão importantes?

__________________________


2. As regras de convivência são as mesmas em todos os lugares?

__________________________


3. Cite três regras de convivência que devemos seguir na escola.

__________________________

Nenhum comentário:

Projeto libras

Projeto Libras