PLANO PARA do 3° BIMESTRE 1°ano/9
Aula 12
DATA: 15/09/2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
ATIVIDADES de Revisão
Fichas de atividades
pág: 11/12/23/24/31/32
Em sala:
FICHAS DE ATIVIDADES
pág: 33/34/35/36/37
CIENTE:_____________________
2ª aula
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Unidade Temática:
°○°A MINHA VIAGEM DE FERIAS E MEUS DEVERES .
°○° CONHECENDO UM MUSEU E AS REGRAS POR ONDE PASSAMOS.
°○° A NOSSA SAÚDE E O AMBIENTE HOSPITALAR.
°○° UM PASSEIO NO BOSQUE.
Objetivos de conhecimentos
°○° Identificar e reproduzir deveres da lista de responsabilidades.
°○°Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia as informações apresentadas no cartaz, como tipo de evento, local e data
°○° Localizar os personagens principais de uma fábula.
°○°Reconhecer e compreender as placas de avisos e escrever seus respectivos significados.
°○° Localizar informações explícitas no cartaz.
°○° Ler e compreender o propósito comunicativo da campanha de conscientização de uma doação de brinquedos.
°○°Identificar as palavras no texto.
°○°Ler, compreender e aplicar aprendizados acerca de cartazes.
Habilidades:
🔆(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
🔆(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses
🔆 (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
🔆 (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
🔆(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
🔆(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
🔆 (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
🔆(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
🔆(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
Situação Didática
Resolução:
📚 ESPERA-SE QUE OS ALUNOS IDENTIFIQUEM CADA RESPONSABILIDADE À IMAGEM QUE A REPRESENTA.
📚OS ALUNOS DEVEM LER O TÍTULO DE CADA FABULA E RELACIONA-LAS ÀS IMAGENS. IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DAS FÁBULAS
📚COM AUXÍLIO DO PROFESSOR DESENBARALHEM AS PALAVRAS E FORME FRASES DOS SEGUINTES AVISOS.
📚ESPERA-SE QUE OS ALUNOS COMPREENDAM A IMPORTÂNCIA DE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE BRINQUEDOS.
📚ESPERA-SE QUE OS ALUNOS IDENTIFIQUEM E TRANSCREVA E COMPLETE CORRETAMENTE AS COLUNAS.
Boa prova 🌹
PLANO PARA do 3° BIMESTRE 1°ano/9
Aula 11
DATA: 13/09/2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
LIVRO 3 PÁG
pág: 50/ 51
Fichas de atividades pág: 37/38
Em sala:
LIVRO 3 pág: 52 a 57
CIENTE:_____________________
2ª aula
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Unidade Temática: UM PASSEIO NO PARQUE
Objetivos de conhecimentos
Habilidades:
( 📚 Serão desenvolvidas habilidades relacionadas ao uso da linguagem.
Situação Didática
📚📚 Encaminhamento metodológico
PLANO PARA do 3° BIMESTRE 1°ano/9
Aula 10
DATA: 08/09/2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
Fichas de atividades
pág: 29/ 30
Em sala:
Fichas de atividades pág: 25 a 28
CIENTE:_____________________
2ª aula
Objetivos de conhecimentos
📚Identificar as consoantes Je Le diferenciá-las.
📚Fazer a correspondência fonema-grafema das consoantes Je L nas palavras.
📚Perceber as regularidades da língua escrita.
📚Ampliar o trabalho com a construção de palavras e frases.
📚Conhecer os símbolos de coleta seletiva de lixo e os gêneros cartaz e aviso.
📚Produzir um aviso e um cartaz.
Habilidades:
( 📚 Serão desenvolvidas habilidades relacionadas ao uso da linguagem.
Situação Didática
📚📚 Encaminhamento metodológico
🟠 Neste capítulo, daremos continuidade à temática de exploração de locais da cidade, mas agora focando em nossos direitos. Quando aborda mos uma temática com estudantes, especialmente os menores, é importante que iniciemos a explora ção do nível micro para o macro, ou seja, daquilo que é mais próximo a eles para algo mais distante.
🟠 O encaminhamento metodológico proposto neste capítulo possibilita que o processo de alfa betização e letramento aconteça por meio de atividades significativas, com base nos textos abordados em sala de aula, que opor- tunizem o desenvolvimen to das habilidades meta linguísticas, fundamentais nesse processo.
🟠 Encaminhamento metodológico
Leitura encaminhada para casa .
PLANO PARA do 3° BIMESTRE 1°ano/9
Aula 9
DATA: 01/09/2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
Livro 3 pág: 42/43/ 44/ 45
Em sala:
Fichas de atividades pág: 37/38/39/40/41/42/46/47
CIENTE:_____________________
2ª aula
Objetivos de conhecimentos
📚Identificar as consoantes Je Le diferenciá-las.
📚Fazer a correspondência fonema-grafema das consoantes Je L nas palavras.
📚Perceber as regularidades da língua escrita.
📚Ampliar o trabalho com a construção de palavras e frases.
📚Conhecer os símbolos de coleta seletiva de lixo e os gêneros cartaz e aviso.
📚Produzir um aviso e um cartaz.
Habilidades:
( 📚 Serão desenvolvidas habilidades relacionadas ao uso da linguagem.
Situação Didática
📚📚 Encaminhamento metodológico
🟠 Neste capítulo, daremos continuidade à temática de exploração de locais da cidade, mas agora focando em nossos direitos. Quando aborda mos uma temática com estudantes, especialmente os menores, é importante que iniciemos a explora ção do nível micro para o macro, ou seja, daquilo que é mais próximo a eles para algo mais distante.
🟠 O encaminhamento metodológico proposto neste capítulo possibilita que o processo de alfa betização e letramento aconteça por meio de atividades significativas, com base nos textos abordados em sala de aula, que opor- tunizem o desenvolvimen to das habilidades meta linguísticas, fundamentais nesse processo.
🟠 Encaminhamento metodológico
As atividades propostas na seção Mão na massa procuram sistematizar com os estudantes a relação fonema-grafema das letras Je L nas palavras. Procure sempre abordar os sons formados pelas letras (combinadas com vogais) de manera contextualizada em palavras e frases. É importante que os estudantes percebam que as silabas abordadas podem estar não apenas no início das pala ra, mas também no meio ou no fim.
Nu atividade 2, os estudantes podem falar palavras que não tenham neces sinemente o padrão silábico sugerido na consigna, como LINDA, LISTA, JORNAL Nesse caso, escreva as palavras JOGUE e LIXO no quadro, registre, também, as pas ditas por eles e compare-as. Explore os sons das sílabas para que per telem que muitas vezes, apesar de o som parecer idêntico, a mudança de uma e faz com que as silabas sejam diferentes. Essa exploração da consciência gica é fundamental para o processo de alfabetização.
Video: leitura.... Consoante J j
🥳Feliz Quarta_ feira🥳
🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚💚🧡💚🧡
PLANO PARA do 3° BIMESTRE 1°ano/9
Aula 8
DATA: 30/08/ 2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
Fichas de Atividades pág: 19 a 20
Em sala:
Fichas de atividades pág: 21 a 23
CIENTE:_____________________
2ª aula
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Unidade Temática: Conhecendo um museu e as regras por onde passamos.
Objetivos de conhecimentos
📚Identificar as consoantes CeGe diferenciá-las.
📚Fazer acorrespondência fonema-grafema das consoantes Ce G nas palavras.
📚 Perceber asregularidades da língua escrita.
📚Ampliar o trabalho com a construção de palavras e frases.
📚Conhecer o gênero lista de regras e regulamentos.
📚Produzir uma lista de regras e regulamentos.
📚 Recontar uma fábula.
Habilidades:
( 📚 Serão desenvolvidas habilidades relacionadas ao uso da linguagem.
Situação Didática
📚📚 Encaminhamento metodológico
🟠 Retome com os estudantes as fábulas que já conhecem. Peça-lhes que acomanhem a leitura da fábula. Se possível, escreva-a em um papel kraft, faça a leitura apontada e a deixe exposta na sala de aula.
🟠 As atividades propostas buscam o desenvolvimento da consciência fonológica. Morais (2019) explica que atividades de rima e con tagem de sílabas podem contribuir com o processo de desenvolvimento dessa consciência.
🥳Feliz segunda feira🥳
PLANO PARA do 3° BIMESTRE 1°ano/9
Aula 7
DATA: 25/08/ 2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
Fichas de Atividades pág: 13 a 16
Em sala:
Fichas de atividades pág: 17/18
CIENTE:_____________________
2ª aula
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Unidade Temática: Conhecendo um museu e as regras por onde passamos.
Objetivos de conhecimentos
📚Identificar as consoantes CeGe diferenciá-las.
📚Fazer acorrespondência fonema-grafema das consoantes Ce G nas palavras.
📚 Perceber asregularidades da língua escrita.
📚Ampliar o trabalho com a construção de palavras e frases.
📚Conhecer o gênero lista de regras e regulamentos.
📚Produzir uma lista de regras e regulamentos.
📚 Recontar uma fábula.
Habilidades:
( 📚 Serão desenvolvidas habilidades relacionadas ao uso da linguagem.
Situação Didática
📚📚 Encaminhamento metodológico
🟠 Retome com os estudantes as fábulas que já conhecem. Peça-lhes que acomanhem a leitura da fábula. Se possível, escreva-a em um papel kraft, faça a leitura apontada e a deixe exposta na sala de aula.
🟠 As atividades propostas buscam o desenvolvimento da consciência fonológica. Morais (2019) explica que atividades de rima e con tagem de sílabas podem contribuir com o processo de desenvolvimento dessa consciência.
2° Momento: Projeto Folclore
Apresentação de contacão de história.
🥳Feliz Quarta-feira🥳
PLANO PARA do 3° BIMESTRE 1°ano/9
Aula 6
DATA: 23/08/ 2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
Livro 3 pág: 30 e caderno de linguagem
Em sala:
Livro 3 página 31 à 34.
CIENTE:_____________________
2ª aula
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Unidade Temática: Conhecendo um museu e as regras por onde passamos.
Objetivos de conhecimentos
📚Identificar as consoantes CeGe diferenciá-las.
📚Fazer acorrespondência fonema-grafema das consoantes Ce G nas palavras.
📚 Perceber asregularidades da língua escrita.
📚Ampliar o trabalho com a construção de palavras e frases.
📚Conhecer o gênero lista de regras e regulamentos.
📚Produzir uma lista de regras e regulamentos.
📚 Recontar uma fábula.
Habilidades:
( 📚 Serão desenvolvidas habilidades relacionadas ao uso da linguagem.
Situação Didática
📚📚 Encaminhamento metodológico
🟠 Retome com os estudantes as fábulas que já conhecem. Peça-lhes que acomanhem a leitura da fábula. Se possível, escreva-a em um papel kraft, faça a leitura apontada e a deixe exposta na sala de aula.
🟠 As atividades propostas buscam o desenvolvimento da consciência fonológica. Morais (2019) explica que atividades de rima e con tagem de sílabas podem contribuir com o processo de desenvolvimento dessa consciência.
2° Momento: Projeto Folclore
Apresentação de lendas na área externa da escola.
🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚
🧡💚🧡🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚
PLANO PARA do 3° BIMESTRE 1°ano/9
Aula 5
DATA: 18/08/ 2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
Livro 3 pág: 22/23/27
Em sala:
Livro 3 página 20 à 26
CIENTE:_____________________
2ª aula
📚Identificar as consoantes CeGe diferenciá-las.
📚Fazer acorrespondência fonema-grafema das consoantes Ce G nas palavras.
📚 Perceber asregularidades da língua escrita.
📚Ampliar o trabalho com a construção de palavras e frases.
📚Conhecer o gênero lista de regras e regulamentos.
📚Produzir uma lista de regras e regulamentos.
📚 Recontar uma fábula.
Habilidades:
( 📚 Serão desenvolvidas habilidades relacionadas ao uso da linguagem.
Situação Didática
📚📚 Encaminhamento metodológico
🟠Neste capítulo, a proposta é dar continuidade ao trabalho iniciado no capítulo anterior. Para isso, será explorada a relação fonema-grafema das letras G e C, além de ser ampliado o trabalho com as sílabas e a consciência fonológica. Esse trabalho no processo de alfabetiza ção, vinculado ao texto, é fundamental para garantir que os estudantes sejam plenamente letrados.
🟠O trabalho com gêneros textuais de diferentes funcionalidades auxilia os estudantes na percepção da função sociocomunicativa da língua escrita, o que contribui para que se tornem leitores proficientes. Além disso, é fundamental que eles sejam colocados em contato com diferentes estratégias de leitura.
🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚
🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚
PLANO PARA do 3° BIMESTRE 1°ano/9
Aula 4
DATA: 16/08/ 2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
Caderno de português
Em sala:
Fichas de atividades página 9/10/11/12.
CIENTE:_____________________
2ª aula
• Identificar as consoantes F e V diferenciá-las.
• Perceber as regularidades da língua escrita.
• Fazer a correspondência fonema-grafema das consoantes F e V nas palavras.
Ampliar o trabalho com a construção de palavras e frases.
Conhecer os gêneros lista de responsabilidades e fábula.
• Produzir uma lista de responsabilidades.
• Recontar uma fábula.
Habilidades:
( 📚 Serão desenvolvidas habilidades relacionadas ao uso da linguagem.
Situação Didática
📚📚 Encaminhamento metodológico
🟠 Atividades de fixação de conteúdos e aprimoramento da leitura e escrita.
🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚
🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡💚🧡
🥳Feliz segunda feira🥳
Aula 3
DATA: 11/08/ 2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
Fichas de atividades pág: 7/8.
Em sala:
Livro 3 página 18 à 19#
CIENTE:_____________________
2ª aula
• Identificar as consoantes F e V diferenciá-las.
• Perceber as regularidades da língua escrita.
• Fazer a correspondência fonema-grafema das consoantes F e V nas palavras.
Ampliar o trabalho com a construção de palavras e frases.
Conhecer os gêneros lista de responsabilidades e fábula.
• Produzir uma lista de responsabilidades.
• Recontar uma fábula.
Habilidades:
( 📚 Serão desenvolvidas habilidades relacionadas ao uso da linguagem.
Situação Didática
📚📚 Encaminhamento metodológico
🟠 O objetivo da seção Aprender brincando é que os alunos escrevam palavras com diferentes sílabas iniciadas com F ou V. Seja mediador auxiliando-os a refletirem sobre o que estão escrevendo.
Providencie 10 garra fas plásticas pequenas, como as de água mineral, e encha-as com areia para que não caiam durante a brincadeira. Etiquete-as com as seguintes sílabas: FA-FE-FI-FO-FU VA-VE-VI-VO-VU. É possível produzir a argola com um pequeno aro de cartolina ou usar um rolo grande de fita adesiva.
🟠A proposta dessa atividade é que os estudantes recontem a fábula por meio de desenhos. Apesar de parecer simples, esse tipo de produção exige plane jamento e organização. Os processos mentais envolvidos em uma tarefa como essa são bastante complexos e fazem com que os estudantes passem a prestar atenção aos detalhes, o que favorece a leitura e interpretação de imagens.
🟠A seguir, está a fábula proposta. Faça a leitura dela para os alunos utilizando a entonação adequada.
A LEBRE E A TARTARUGA
Havia , em um bosque, uma tartaruga que já estava cansada das zombarias da lebre, que vivia comentando o quanto a tartaruga era lenta com suas pernas tão curtinhas. A tartaruga, então, resolveu desafiar a lebre:
- Você se acha rápida como o vento, mas aposto que eu a venceria em uma corrida
A lebre aceitou pronta mente o desafio, certa de que venceria a tartaruga com facilidade
No dia e na hora marcados, uma raposa, escolhida como juiz, deu a largada e as duas come çaram a disputa A lebre disparou velozmente e a tartaruga salu atrás, dan do seus lentos passinhos. Entretanto, na metade do caminho, vendo que já estava muito distante da tartaruga e certa de sua vitória, a lebre resolveu aproveitar a sombra de uma grande árvore e co chilar um pouquinho.
Algum tempo depois, ao acordar, voltou a correr com toda sua velocidade e chegou ao fim da corri da bem a tempo de ver a tartaruga cruzando a linha de chegada em primeiro lugar.
Moral da história: todos somos capazes de grandes feitos!
#####################################
Aula 2
DATA: 09/08/ 2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
Livro 3 pág: 16/ 17
Em sala:
Livro 3 página 12 à 17
CIENTE:_____________________
2ª aula
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Unidade Temática: Fábula
Objetivos de conhecimentos
• Identificar as consoantes F e V diferenciá-las.
• Perceber as regularidades da língua escrita.
• Fazer a correspondência fonema-grafema das consoantes F e V nas palavras.
Ampliar o trabalho com a construção de palavras e frases.
Conhecer os gêneros lista de responsabilidades e fábula.
• Produzir uma lista de responsabilidades.
• Recontar uma fábula.
Habilidades:
( 📚 Serão desenvolvidas habilidades relacionadas ao uso da linguagem.
Situação Didática
📚📚 Encaminhamento metodológico
🟠 Converse com.os estudantes sobre as fábulas que eles conhecem. Explore com eles as características do gênero, questionando se lembram de outras histórias em que os personagens eram animais ou objetos e apre sentavam características humanas.
🟠Na atividade sobre o título da fábula que será lida, solicite que leiam as pistas e tentem pensar nas palavras.
🟠Leia a fábula com os estudantes e, se possível, reproduza-a em um cartaz ou na lousa para realizar a leitura apontada. Chame a atenção deles para as falas dos personagens e a forma como elas são Indicadas no texto.
🟠Leia as questões para os estudantes e converse com eles antes do registro das respostas. Na questão 3, incentive-os a expressar a opinião livremente e peça que respeitem as ideias dos colegas.
🟠Na atividade 6, peça aos alunos que recortem os trechos da fábula, que estão na página 7 do Material de apoio. Promova a leitura de todas as papeletas e questione-os se elas fazem parte do início, do meio ou do fim da histó ria. Você pode reproduzir os trechos em cartolina e colá-los na lousa na sequência correta para que os alunos percebam o encadeamento das ideias do texto.
🟠Auxiliar na leitura para tentalista na formação de um banco de palavras com F e V.
🟠Na atividade 6, motive os estudantes a montarem as palavras, que devem rimar com a palavra formiga. As atividades com rimas são muito importantes, pox desenvolvem a consciência fonológica, que é fundamental para o processo de alfabetização
Na atividade 7, o objetivo e continuar ampliando o trabalho com frases para que os estudantes refiltam sobre a escrita Para abordar o espaçamento entre as palavras de uma frase, solicite-lhes que pintem uma palavra de cada vez Dessa forma, é possivel perceber que há espaços entre as palavras (os quais não serão pintados) e que eles são importantes no momento da leitura
Na atividade 8, converse com os alunos a fim de levantar hipoteses sobre como descobrir qual é a última palavra de cada frase E possivel fazer papeletas no papel sulfite com cada uma das palavras das frases, possibilitando testar as hipoteses dos alunos para a formação das frases
🥳Feliz segunda feira🥳
Aula 1
DATA: 04/08/ 2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
PARA CASA:
Fichas de atividades pág:03/04
Em sala:
Livro 3 página:06 a 10.
CIENTE:_____________________
2ª aula
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Unidade Temática: Minhas Viagens de férias e meus Deveres.
Objetivos de conhecimentos
• Perceber as regularidades da língua escrita.
• Fazer a
correspondência fonema-grafema das consoantes F e V nas palavras.
Ampliar o trabalho com a construção de palavras e frases.
Conhecer os gêneros lista de responsabilidades e fábula.
• Produzir uma lista de responsabilidades.
• Recontar uma fábula.
Habilidades:
( 📚 Serão desenvolvidas habilidades relacionadas ao uso da linguagem.
Situação Didática
📚📚 Encaminhamento metodológico
Na seção Conversa vai..., incentive os alunos a comentarem suas experiências de viagem, Eles podem também falar sobre viagens que gostariam de fazer ou contar as experiências de algum parente ou amigo.
Na seção Conversava....fale com os alunos sobre a importância de organizar uma viagem, ou seja, escolher o destino, a forma de transporte e o local de hospedagem, além de verificar o que é necessário levar.
Peça aos estudantes que tentem ler a lista de responsabilidades. Depois, escreva a lista na lousa e a leia com os estudantes. Chame a atenção para a organização do texto, em tópicos curtos, e para o espaço entre as palavras.
Após a leitura, con verse com os estudantes sobre cada um dos deveres da lista de responsabilidades. Pergunte-lhes se costumam fazer tais combinados com a família e se geralmente conseguem cumpri-los.
Auxilie os estudantes na realização das atividades. Converse sobre a finalida de de uma lista de responsabilidades e sobre o porquê de ela ser importante. Faça com que percebam que a lista não foi organizada pela ordem de realização dos deveres. Você pode ampliar o trabalho reorganizando a lista em ordem "cronológica" com os estudantes na lousa.
Questione os alunos sobre como foi organizada a lista original, incentive-os a levantar hipóteses e converse com eles sobre cada uma dela. É importante explorar oralmente as.questões de compreensão de texto com a turma antes de solicitar o registro. Dessa maneira, fomenta-se a análise e reflexão sobre o texto trabalhado.
Ao solicitar aos estudantes que realizem a tentativa de escrita de frases, é possível perceber em que hipótese de escrita eles se encontram, além de verificar a organização de ideias, a direção da escrita e o espaçamento entre as palavras. O desenho auxilia a percepção, pelo próprio estudante, de que sua frase precisa ter um sentido
Objetivo realizar uma avaliação diagnóstica.
Video:
Nenhum comentário:
Postar um comentário