DATA: 12/03/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
5ª aula
Componente Curricular: ARTE
Unidade Temática: papel faz som¿
Objetivos de conhecimentos:
v Montar uma banda com
diferentes instrumentos de sucatas.
Metodologia:
v Será
trabalhada linguagem da música. O objetivo é relacionar o papel com a produção
musical. Para isso será abordado a sonoplastia como ferramenta de produção
sonora para espetáculos cênicos. Em atividades será tratado o papel como
material de produção artística.
Habilidades:
v Identificar e apreciar criticamente diversas formas
e gêneros de expressão diversas formas e
gêneros de expressão musical.
v Perceber e explorar os elementos construtivos da
musica.
v Explorar fontes sonoras diversas como existentes no próprio corpo ( palmas,
voz, percepção corporal).e nos objetos do cotidianos.
v Reconhecer a notação musical convencional.
Situação Didática
v Para a próxima aula,
trazer diferentes tipos de sucata ou um instrumento musical produzido de
material reciclado.
v Para iniciar a seção
aprender brincando, tocar um tambor ou um balde
um ritmo, fazendo com que os alunos acompanhem batendo palmas. Em seguida
apresentar o copo e realizar a ordem de forma de tocar os copos.
v Musica dos copos...
Pega copo
Pega copo
Passa copo
Passa copo
Vira copo
Vira copo
Passa copo
Passa copo
Ta tu dum
Ta tu dum
Ta tu dum dum
Ta tu dum dum
Ta tu dum
Passa copo
Ta tu dum
Vira copo
Ta tu dum dum
Vira copo
Passa copo
Vira copo
DATA: 05/03/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
ATIVIDADE NO LIVRO PAG. 236 A 239
2ª aula
Componente Curricular: ARTE
Unidade Temática: PAPEL FAZ SOM¿
Objetivos de conhecimentos:
v Descobrir diferentes
sons que os papeis podem fazer
v Conhecer alguns
instrumentos de bandas como bateria,
baixo e guitarra.
v Conhecer diferentes
tipos de bandas.
v Montar uma banda com
diferentes instrumentos de sucatas.
Metodologia:
v Será trabalhada
linguagem da música. O objetivo é relacionar o papel com a produção musical.
Para isso será abordado a sonoplastia como ferramenta de produção sonora para
espetáculos cênicos. Em atividades será tratado o papel como material de
produção artística.
Habilidades:
v Identificar e apreciar criticamente diversas formas
e gêneros de expressão diversas formas e
gêneros de expressão musical.
v Perceber e explorar os elementos construtivos da
musica.
Situação Didática
v Realizar as
atividades Aprender brincando para que percebam a importância de alguém
conduzir uma banda
v Instigar para que
percebam, por meio de relatos do familiar, os instrumentos utilizados no grupo
musical citado na pesquisa.
v Propôs uma montagem
de uma banda de sucata.
v Registrar palavras
relacionadas a palavra banda.. Deixar escrever da maneira que souberem
Vídeo.
DATA: 26/02/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
2ª aula
Componente Curricular: ARTE
Unidade Temática: PAPEL FAZ SOM¿
Objetivos de conhecimentos:
v Descobrir diferentes
sons que os papeis podem fazer
v Conhecer alguns
instrumentos de bandas como bateria,
baixo e guitarra.
v Conhecer diferentes
tipos de bandas.
v Montar uma banda com
diferentes instrumentos de sucatas.
Metodologia:
v Será
trabalhada linguagem da música. O objetivo é relacionar o papel com a produção
musical. Para isso será abordado a sonoplastia como ferramenta de produção
sonora para espetáculos cênicos. Em atividades será tratado o papel como
material de produção artística.
Habilidades:
v Identificar e apreciar criticamente diversas formas
e gêneros de expressão diversas formas e
gêneros de expressão musical.
v Perceber e explorar os elementos construtivos da
musica.
v Explorar fontes sonoras diversas como existentes no próprio corpo ( palmas,
voz, percepção corporal).e nos objetos do cotidianos.
v Reconhecer a notação musical convencional.
Situação Didática
v Na roda de conversa
explorar a imagem de abertura, deixar falar o que ver... Indagar se o papel tem
sons¿. Mostrar o som do papel. Primeiro rasgar o papel com delicadeza e logo
depois com força... Oportunizar para que
façam o mesmo. Comentar que cada
papel faz um som diferente ao ser rasgado, amassado ou esfregado.
v Estimular os alunos
a formularem hipóteses sobre os
prováveis sons que seriam produzidos.
v Na atividade de grupo
utilizar sucatas de papel: caixa, papelão, jornais, embalagens etc. mostrar o
som que cada um pode fazer ao amassar, rasgar, friccionado ( na parede, no
chão, em si) ao amassar os diferentes tipos de papel para perceber os tipos de
sons.
v Montar uma tabela
para demonstrar os sons mais fortes e mais fracos... ( som de chuva, passos no
chão, apito, trovoada, tambor.etc....
v Produzir sons com o
próprio corpo bater palmas, assobiar, estralar os dedos, usar objetos para
produzir a sonoplastia.
v Propor uma produção
de uma pequena historia envolvendo sons. Cada aluno ficara responsável por
produzir um som.
DATA: 19/ 02/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕 Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
BOM DIA 💞💝
2ª
aula
Componente Curricular: Arte
Unidade Temática:
TEATRO COM PAPEL
Objetivos de conhecimentos:
· Conhecer o teatro grego
·
Conhecer as formas teatrais
·
Representar alguns tipos de teatro de bonecos
·
Conhecer a influencia do Japão no teatro de fantoches
·
Demonstrar o passo a passo da produção de um teatro de sombra.
Habilidades:
(EF15ART18) ( EF15ART19)
(EF15ART20) (EF15ART21)
·
Reconhecer e apreciar formas distintas
de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver
e a ouvir historias dramáticas e cultivando a percepção o imaginário, a
capacidade,de simbolizar o repertorio ficcional.
·
Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais
(variações das entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidades de personagens,
e narrativas etc...)
·
Exercitar a imitação e faz de conta, ressignificando objetos e fatos experimentando
- se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de
musicas, textos ou outros pontos de partidas de forma intencional e reflexiva.
Situação Didática
·
Seção de conversa... Deixar os alunos comentarem o que estão vendo na
imagem de abertura e contarem suas experiências sobre o teatro de papel. Perguntar a eles o
que gostariam de desenhar no papel para fazer uma peça de teatro.
·
Os alunos deverão registrar no papel um personagem de que gosta muito.
·
Simplificar leitura sobre o teatro de bonecos e experimentar montar
junto com os alunos os títeres ou fantoches.
·
Representar e montar grupinhos
para escolha de personagens do teatro de sombras.
Vídeo 1 Como fazer um teatro de sombras...
- Instruções
para o tutor de casa: Auxiliar o aluno na escrita e na execução das
tarefas propostas
-
Instruções para o aluno: Acompanhar
com atenção as aulas nas
páginas
indicadas, realizando a interpretação do conteúdo ministrado
AAVALIAÇÃO:
Observar / registro do professor em quanto a adaptação do ambiente escolar
e a participação dos alunos nas atividades propostas.
PLANO PARA 2º SEMANA DE AULA - 1°ano/9
DATA: 05/ 02/ 2021
Professor (a): Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA
1ª aula
Componente Curricular: Arte
Unidade Temática: PAPEL, PARA QUE TE QUERO!
Objetivos de conhecimentos:
💫 Reconhecer tipos diferentes de papéis.
💫 Refletir sobre a fabricação de papel e a importância ecológica da reciclagem
💫 Identificar possibilidades de fazer arte com diferentes tipos de papéis.
💫 Conhecer a arte do origami
💫 Fazer um origami utizando papel
💫 Expor o trabalho realizado com papel.
💫 Analisar as produções realizadas com o papel.
Habilidades:
💫 Experimentar as diferentes formas de expressão artística( desenho, colagem, dobradura) fazendo uso sustentável de material, recursos e técnicas convencionais e não convencionais...
💫 Experimentar a criação em arte visuais de modo individual, coletivo, explorando diferente espaço da escola...
💫 Exercita a imitação é o faz de conta, ressignificando objetos e fatos experimentando- se no lugar do outro, ao propor e encenar acontecimentos por meio de músicas, textos e outros.
Situação Didática
💫Explicar aos alunos que existem vários tipos de papel é que podemos fazer várias coisas como eles, como rasgar, desenhar, dobrar, pintar, etc.. Deixar os alunos formularem hipóteses sobre como o papel é feito, e solicitar q registrem as respostas.
💫Aproveitar o último parágrafo do texto para falar da importância de separarmos lixo reciclável do lixo orgânico e de como podemos reutilizar alguns materiais para fazer coisas novas. Após a conversa , proponha uma atividade para que os alunos usem materiais recicláveis.
💫 Pedir aos alunos que colem a imagem correspondente ao que foi lido no espaço vazio ao lado do texto.
💫 Levar diferente tipos papéis para desenvolva as atividades com criatividade....
🎸🎶
Vídeo 1 👇 Vamos conhecer um pouco mais sobre a história e a arte do artista Henri Matisse...
- Instruções para o tutor de casa: Auxiliar o aluno na escrita e na execução das tarefas propostas
- Instruções para o aluno: Acompanhar com atenção as aulas nas
páginas indicadas, realizando a interpretação do conteúdo ministrado
Um comentário:
Ciente
Postar um comentário