quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

ARTE

PLANO PARA 7º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 12/03/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

 

5ª aula

Componente Curricular: ARTE

Unidade Temática: papel faz som¿

Objetivos de conhecimentos:

v Montar uma banda com diferentes instrumentos de sucatas.

Metodologia:

v Será trabalhada linguagem da música. O objetivo é relacionar o papel com a produção musical. Para isso será abordado a sonoplastia como ferramenta de produção sonora para espetáculos cênicos. Em atividades será tratado o papel como material de produção artística.

Habilidades:

v Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão  diversas formas e gêneros de expressão musical.

v Perceber e explorar os elementos construtivos da musica.

v Explorar fontes sonoras diversas  como existentes no próprio corpo ( palmas, voz, percepção corporal).e nos objetos do cotidianos.

v Reconhecer a notação musical convencional.

  Situação Didática 

v Para a próxima aula, trazer diferentes tipos de sucata ou um instrumento musical produzido de material reciclado.

v Para iniciar a seção aprender brincando, tocar um tambor ou um  balde  um ritmo, fazendo com que os alunos acompanhem batendo palmas. Em seguida apresentar o copo e realizar a ordem de forma de tocar os copos.

v Musica dos copos...

Pega copo

Pega copo

Passa copo

Passa copo

Vira copo

Vira copo

 

Passa copo

Passa copo

Ta tu dum

Ta tu dum

Ta tu dum dum

Ta tu dum dum

Ta tu dum

Passa copo

Ta tu dum

Vira copo

Ta tu dum dum

Vira copo

Passa copo

Vira copo 


PLANO PARA 6º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 05/03/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

ATIVIDADE  NO LIVRO PAG. 236 A 239 

2ª aula

Componente Curricular: ARTE

Unidade Temática: PAPEL FAZ SOM¿

Objetivos de conhecimentos:

v Descobrir diferentes sons que os papeis podem fazer

v Conhecer alguns instrumentos de bandas como bateria,  baixo e guitarra.

v Conhecer diferentes tipos de bandas.

v Montar uma banda com diferentes instrumentos de sucatas.

Metodologia:

v Será trabalhada linguagem da música. O objetivo é relacionar o papel com a produção musical. Para isso será abordado a sonoplastia como ferramenta de produção sonora para espetáculos cênicos. Em atividades será tratado o papel como material de produção artística.

Habilidades:

v Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão  diversas formas e gêneros de expressão musical.

v Perceber e explorar os elementos construtivos da musica.

  Situação Didática 

v Realizar as atividades Aprender brincando para que percebam a importância de alguém conduzir uma banda

v Instigar para que percebam, por meio de relatos do familiar, os instrumentos utilizados no grupo musical citado na pesquisa.

v Propôs uma montagem de uma banda de sucata.

v Registrar palavras relacionadas a palavra banda.. Deixar escrever da maneira que souberem

Vídeo.



PLANO PARA 5º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 26/02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 



2ª aula

Componente Curricular: ARTE

Unidade Temática: PAPEL FAZ SOM¿

Objetivos de conhecimentos:

v Descobrir diferentes sons que os papeis podem fazer

v Conhecer alguns instrumentos de bandas como bateria,  baixo e guitarra.

v Conhecer diferentes tipos de bandas.

v Montar uma banda com diferentes instrumentos de sucatas.

Metodologia:

v Será trabalhada linguagem da música. O objetivo é relacionar o papel com a produção musical. Para isso será abordado a sonoplastia como ferramenta de produção sonora para espetáculos cênicos. Em atividades será tratado o papel como material de produção artística.

Habilidades:

v Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão  diversas formas e gêneros de expressão musical.

v Perceber e explorar os elementos construtivos da musica.

v Explorar fontes sonoras diversas  como existentes no próprio corpo ( palmas, voz, percepção corporal).e nos objetos do cotidianos.

v Reconhecer a notação musical convencional.

  Situação Didática 

v Na roda de conversa explorar a imagem de abertura, deixar falar o que ver... Indagar se o papel tem sons¿. Mostrar o som do papel. Primeiro rasgar o papel com delicadeza e logo depois com força... Oportunizar para que  façam o mesmo.  Comentar que cada papel faz um som diferente ao ser rasgado, amassado ou esfregado.

v Estimular os alunos a  formularem hipóteses sobre os prováveis sons que seriam produzidos.

v Na atividade de grupo utilizar sucatas de papel: caixa, papelão, jornais, embalagens etc. mostrar o som que cada um pode fazer ao amassar, rasgar, friccionado ( na parede, no chão, em si) ao amassar os diferentes tipos de papel para perceber os tipos de sons.

v Montar uma tabela para demonstrar os sons mais fortes e mais fracos... ( som de chuva, passos no chão, apito, trovoada, tambor.etc....

v Produzir sons com o próprio corpo bater palmas, assobiar, estralar os dedos, usar objetos para produzir a sonoplastia.

v Propor uma produção de uma pequena historia envolvendo sons. Cada aluno ficara responsável por produzir um som. 


DATA: 19/ 02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕 Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

 BOM DIA 💞💝


2ª aula

Componente Curricular: Arte

Unidade Temática: TEATRO COM PAPEL

Objetivos de conhecimentos:

·        Conhecer o teatro grego

·        Conhecer as formas teatrais

·        Representar alguns tipos de teatro de bonecos

·        Conhecer a influencia do Japão no teatro de fantoches

·        Demonstrar o passo a passo da produção  de um teatro de sombra.

Habilidades:

(EF15ART18) ( EF15ART19) (EF15ART20) (EF15ART21)

·         Reconhecer e apreciar  formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir historias dramáticas e cultivando a percepção o imaginário, a capacidade,de simbolizar o repertorio ficcional.

·         Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variações das entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidades de personagens, e narrativas etc...)

·         Exercitar a imitação e faz de conta, ressignificando objetos e fatos experimentando - se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de musicas, textos ou outros pontos de partidas de forma intencional e reflexiva.

Situação Didática 

·        Seção de conversa... Deixar os alunos comentarem o que estão vendo na imagem de abertura e contarem suas experiências  sobre o teatro de papel. Perguntar a eles o que gostariam de desenhar no papel para fazer uma peça de teatro.

·        Os alunos deverão registrar no papel um personagem de que gosta muito.

·        Simplificar leitura sobre o teatro de bonecos e experimentar montar junto com os alunos os títeres ou fantoches.

·        Representar e montar  grupinhos para escolha de personagens do teatro de sombras.

Vídeo 1 Como fazer um teatro de sombras...



 


- Instruções para o tutor de casa: Auxiliar o aluno na escrita e na execução das tarefas propostas

- Instruções para o aluno: Acompanhar com atenção as aulas nas 

páginas indicadas, realizando a interpretação do conteúdo ministrado

AAVALIAÇÃO:

*     Observar / registro do professor em quanto a adaptação do ambiente escolar e a participação dos alunos nas atividades propostas.


 PLANO PARA 2º SEMANA  DE AULA - 1°ano/9

DATA: 05/ 02/ 2021

Professor (a): Nazaré Castro💕

Turma: 1ºF /9 Turno: 1º

AGENDA 

1ª aula

Componente Curricular: Arte

Unidade Temática: PAPEL, PARA QUE TE QUERO! 

Objetivos de conhecimentos:

💫   Reconhecer tipos diferentes  de papéis.

💫 Refletir sobre a fabricação  de papel e a importância  ecológica  da reciclagem 

💫 Identificar possibilidades  de fazer arte com diferentes tipos de papéis.

💫 Conhecer a arte do origami

💫 Fazer um origami utizando papel

💫 Expor o trabalho  realizado com papel.

💫 Analisar as produções  realizadas com o papel.

Habilidades: 

💫  Experimentar as diferentes formas de expressão  artística( desenho, colagem, dobradura) fazendo uso sustentável  de material, recursos e técnicas convencionais e não  convencionais...

💫  Experimentar a criação  em arte visuais de modo individual, coletivo, explorando  diferente espaço  da escola...

💫 Exercita a imitação  é o faz de conta, ressignificando  objetos e fatos experimentando- se no lugar  do outro, ao propor e encenar acontecimentos por meio de músicas, textos e outros.

Situação Didática 

💫Explicar aos alunos que existem vários tipos de papel é que podemos fazer várias coisas como eles, como rasgar, desenhar, dobrar, pintar, etc.. Deixar os alunos  formularem hipóteses   sobre como o papel é  feito, e solicitar q registrem  as respostas. 

💫Aproveitar  o último  parágrafo  do texto para falar da importância  de separarmos lixo reciclável  do lixo orgânico  e de como podemos reutilizar alguns materiais para fazer coisas novas. Após  a conversa , proponha  uma  atividade  para que os  alunos usem materiais recicláveis. 

💫   Pedir  aos alunos que colem  a imagem correspondente ao que foi lido no espaço vazio ao lado do texto.

💫  Levar diferente  tipos papéis para desenvolva as atividades com criatividade....  

🎸🎶 

Vídeo 1 👇 Vamos conhecer um pouco mais sobre a história e  a arte  do artista Henri Matisse...



- Instruções para o tutor de casa: Auxiliar o aluno na escrita e na execução das tarefas propostas

- Instruções para o aluno: Acompanhar com atenção as aulas nas 

páginas indicadas, realizando a interpretação do conteúdo ministrado

AAVALIAÇÃO:
*     Observar / registro do professor em quanto a adaptação do ambiente escolar e a participação dos alunos nas atividades propostas.


Projeto libras

Projeto Libras