PLANO PARA O PRIMEIRO SEMANA DE AULA - 1°ano/9
DATA: 25 á 29/ 01 de 2021
CONTEÚDO:
Leitura interativa dinâmica de grupo
Capricho com material
O nome próprio Identidade
Regras de convivência
Bons hábitos na escola
CONHECIMENTOS:
MATEMÁTICA
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA ORAL
ARTE
OBJETIVO:
· Favorecer um clima agradável aos alunos, representar-se de maneira artística, expressar-se oralmente para a construção da roda da amizade
· Ressaltar o valor da amizade cooperação, do respeito, da ética no cotidiano escolar.
· Promover a integração e adaptação dos alunos.
· Refletir sobre algumas questões de boas maneiras e os cuidados com os matérias escolares.
· Incentivar o uso das palavras mágicas.
· Avaliar juntamente com os alunos algumas atitudes dentro da escola.
RRECURSOS:
· Cartaz de Boas vindas
· Crachás
· Lembrancinhas
· Material de pintura (chameguinho, lápis de cor)
· Musicas
· DVD
· Gravuras e frases
· Papel para rasgar
· Atividades xerox
· Doces (pirulitos, balas, chocolate...)
ATIVIDADES DE ROTINA:
Lavar as mãos para o lanche
Lanche
Trocar de máscara.
DESENVOLVIMENTO:
Boas vindas
Ler ou dizer uma mensagem de boas-vindas aos alunos
Apresentação de todos os alunos e das professoras (distribuir crachás).
Dinâmica de grupo: Em um círculo os participantes vão um a um ao centro da roda falam o seu nome e todos repetem com um gesto.
Leitura e escrita inicial
Cada aluno fará a dobradura de um barquinho de papel, com as minhas orientações. Nesse barquinho, eles escreverão seu nome, também com meu auxilio, a partir da consulta à lista de nomes exposta em uma das paredes da sala.
Essa é a hora de explorar com os alunos os nomes iguais, com as mesmas iniciais, sobrenomes com a mesma inicial dos nomes, etc. Esses barquinhos serão colados no painel.
Também farei a leitura do livro A bordo do Rui Barbosa, de Chico Buarque, com ilustrações de Vallandro Keating. Eu tenho o livro, mas ele está disponível
em formato digital nesse link.
O livro conta a história do marinheiro João e suas dificuldades em escrever um bilhete à sua amada Conceição, que o espera em terra firme. Ela por sua vez tem dificuldades em ler, pois é analfabeta, como João. Além de ser lindo, o livro mostra a importância de aprender a ler e escrever para se comunicar com outros, para resolver situações e necessidades do dia a dia, entre tantas outras coisas.
Aproveitando a leitura do livro, vou propor as crianças que escrevam um bilhete de Conceição respondendo a João. Serei a escriba. Depois, os bilhetes e os desenhos dos meus alunos também farão parte do painel. Se for possível, faremos uma pequena encenação da história do livro. Ela permite adaptações para a participação de todos.
Além dessas atividades, no primeiro dia, visitaremos as dependências da escola, conversaremos com quem trabalha lá, tiraremos fotos, entregarei um pequeno agrado a eles (um pirulito ou algum outro doce) e por fim brincaremos no pátio. A brincadeira será "A canoa virou". Tudo a ver com a proposta da aula temática!
Na primeira semana, ainda planejo fazer a avaliação diagnóstica, os combinados de boa convivência junto com a turma, começaremos a montar o portfólio da turma, leremos outros livros que enfoquem temas como solidariedade e respeito às diferenças e definiremos juntos a primeira meta de estudo. Muitas atividades!
Vamos lá começar mais um ano de trabalho e navegar juntos pelos mares da aprendizagem? Podem contar comigo, para qualquer orientação e dificuldades..
Compartilhem nos comentários! O que deseja para esse Novo ano 2021🤩😗
Um bom ano escolar a todos e um grande abraço,
AAVALIAÇÃO:
Observar / registro do professor em quanto a adaptação do ambiente escolar e a participação dos alunos nas atividades propostas.
2 comentários:
Parabéns professora Nazaré! Que seja um ano maravilhoso e de muita aprendizagem para os nossos pequenos.
Ótima Didática para aplicar com nossos filhos..
Gostaria de saber com vão participar os alunos on line???
Postar um comentário