O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou para a libertação do seu povo e contra o sistema escravista.
O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.
Vídeo 👇
ATIVIDADE SOBRE A HISTÓRIA: OS MIL CABELOS DE RITINHA
1- AGORA QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU À HISTÓRIA DOS MIL CABELOS DE
RITINHA, UMA MENINA EMPODERADA QUE REPRESENTA A BELEZA
DA MULHER NEGRA, VAMOS ESCOLHER UM PENTEADO AFRO PARA
REPRODUZIR EM UMA FOLHA DE PAPEL? DESENHE UM ROSTO DE
FORMA A APROVEITAR BEM O ESPAÇO DA FOLHA E, EM SEGUIDA,
UTILIZE MATERIAIS QUE TENHA EM CASA, COMO LÃ, FEIJÃO,
MIÇANGA, BOTÕES, ETC PARA RECRIAR UM LINDO CABELO AFRO.
🟠Escrever sequências numéricas nas ordens crescente ou decrescente.
🟠 Identificar números pares e impares.
Habilidades
🟠 Neste capítulo, trabaIharemos as habilidades EF01MA02, EF01MA08, EF01MA10 da BNCC.
Situação Didática
🟠 Encaminhamento metodológico
🟠 Auxiliar nas tarefas de revisão e fixação de conteúdos.
😘😘😘 Até a próxima aula😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘🙃🙃🙃🙃🙃
SEQUÊNCIAS
PLANO PARA 4º BIMESTRE 1°ano/9
Universidade da Criança do Brasil
Data: 14 /10/2021
Professora: Nazaré Castro💕
Turma: 1ºF /9 Turno: 1º
AGENDA:
Para casa
Livro 4 pág : 78/79
Em sala
Livro 4 pág: 72 à 77
CIENTE:_____________________
Componente Curricular: MATEMÁTICA
Unidade Temática:
Sequência numérica
Descobrindo quando um números é par ou impar .
Aprendendo a elaborar problemas.
Objetivos de conhecimento
🟠Escrever sequências numéricas nas ordens crescente ou decrescente.
🟠 Identificar números pares e impares.
Habilidades
🟠 Neste capítulo, trabaIharemos as habilidades EF01MA02, EF01MA08, EF01MA10 da BNCC.
Situação Didática
🟠 Encaminhamento metodológico
🟠 Na seção Conversa vem.... pergunte aos alunos o nome da regra com base na qual e possivel verificar os números das senhas e das salas dispos tas no painel das páginas de abertura e as horas do relógio.
Neste momento, explore as sequências numericas que estão presentes no
quadro da página anterior. Leia em voz alta cada número após o preenchimento da tabela.
Neste momento, os alunos vão ver situações que permitem a classifica ção dos números naturais em pares e impares por meio da formação de grupos de dois.
Utilizando materiais de contagem para resolver as atividades propostas, eles terão a oportunidade de constatar que, se sobra um elemento, o número é ímpar e, se não sobra, o número é par.
🟠É natural que os alunos tenham dificuldades no começo de atividades que solicitem a eles que elabo rem algo. Uma sugestão seria formar equipes, pois, ao trabalhar em grupo, eles podem aprender uns com os outros Procure deixar à mão dos alunos objetos, como fichas coloridas, que possam representar os carrinhos, as frutas e os próprios alunos. Ao resolver e elabo rar problemas de adição e de subtração, está sendo desenvolvida a habilidade EF01MA08 da BNCC
Objetivos do jogo
• Trabalhar o reconhecimento de números pares e ímpares.
• Trabalhar a sequência de 2 em 2.
🟠 Caso julgue necessário, a atividade 1 pode ser feita combinada com material manipulável, como lápis ou tampinhas, para os alunos experimentarem as possi bilidades antes de responder.
Unidade Temática: INFORMAÇÕES SOBRE SEMENTES E PLANTAS.
Palavras com Q
Palavras escritas com K
Sinais de pontuação: Ponto -final.
Objetivos de conhecimentos:
📚-Perceber as regularidades da lingua
Identificar as consoantes Q e k diferencia las.
Fazer a correspondência fonema grafema das consoantes Qe K nas palavras.
Perceber como se da a construção de palavras e como estas constituem frases e textos.
Compreender o uso do ponto-final.
Conhecer o gênero noticia no contexto das sementes e das plantas.
- Ampliar o trabalho com os gêneros verbete de enciclopédia e grafica no contexto das sementes e plantas.
• Fazer um relato de . noticia
Fazer um registro de noticia.
Habilidades:
( 📚 .O professor deve explorar os textos em sala de aula ajudando os alunos a encontrarem os sentidos possíveis de cada um deles. Isso porque, como explora mos desde o livro 1, o processo de leitura e alfabetização vai além de decodificar as palavras, as frases e os textos.
Situação Didática
📚Encaminhamento metodológico
É importante ressaltar que o foco do trabalho iniciado nesta página não é o ensino da ortografia, mas sim da relação fonema-grafema na escrita das pala vras, ampliando o trabalho com consciência fonológica.
Inicie o trabalho explorando com os alunos os diferentes sons da letra R, de pendendo do lugar que ela ocupa nas palavras. Peça a eles que digam a palavra receita e prestem atenção na posição que a boca e a lingua ficam ao pronunciar a letra R. Em seguida, peça a eles que façam comparações com a letra R nas de mais palavras apresentadas, prestando igualmente atenção nas pronúncias. Dependendo da região brasileira, a letra R é pronunciada de maneira similar quando está em início de palavra e quando está em final de sílaba.
Em outras regiões, esses sons são bem diferentes. É importante analisar as palavras de acordo com a realidade linguística da turma.
Na seção Mão na massa, o objetivo é promover o desenvolvimento da consciência fonológica, a fim de levar os alunos à percepção dos diferentes sons
📚 As três primeiras ati vidades propostas devem ser encaminhadas de modo que os alunos tentem responder às perguntas de forma autônoma. Depois, retome as respostas dos alunos levando-os a refletirem a respeito das características e do conteúdo do texto.
📚 Na atividade 1, proponha aos alunos que voltem ao texto e releiam os parágrafos nos quais estão os trechos, a fim de confirmar ou refutar as respostas que deram na atividade. Trata-se de uma estratégia de leitura que auxilia na percepção das ideias do texto
📚O objetivo do texto inicial desta página e das atividades da seção Mão no massa... é estudar os sons da letra S. Como já mencionado, o foco não é o ensingda ortografia, mas a ampliação do estudo da consciência fonológica. Converse com os alunos sobre as questões propostas antes da seção Mão na massa, de modo que eles percebam que, quando está entre vogais, a letra S apresenta o mesmo som da letra Z. Quando temos SS entre duas vogais, o som do sé mantido
Como afirma Artur Gomes de Morais (2019, p. 145)...
📚 Com relação ao estudo do ponto de interrogação, promova a leitura dos balões de fala com os alunos. Chame a atenção deles para a pontuação que foi utilizada, a fim de Indicar que o pai estava fazendo uma pergunta para a filha responder.
Converse sobre os outros lugares onde os alunos já viram pontos de interrogação. Peça a eles que produzam perguntas para os colegas e, depois, promova a troca dos materias.
"Se o lugar não está ponto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" -
Thaís Frota
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."
LIBRAS ( Linguagem Brasileira de Sinais), com o intuito de mostrar que é possível por meio da educação e do conhecimento de uma língua diferente fazer parte da vida de pessoas que se comunicam por meio de sinais
Objetivos /atividades
Projeto de LIBRAS com alunos de 1º Ano para mudar a visão dos alunos com relação a inclusão e mostrar a todos que é possível sim ter uma escola inclusiva.
📚 Compreender a importância e o respeito que se deve ter com as pessoas com necessidades especiais. Passando assim a ter uma visão diferente do outro.
📚 Com as atividades lúdicas oportunizar momentos de escutas de Historias e escritas em libras que ajudam na compreensão das regras sociais, de cidadania, desenvolvem a memória, as habilidades físicas e ensinam as crianças a começarem a lidar com suas próprias emoções.
📚 Desse modo, mesmo não tendo aluno com deficiência auditiva na sala, poder mostrar aos alunos um universo a eles desconhecidos. Passar a conhecer um mundo novo e um jeito diferente de se comunicar.
📚 Conhecendo sinais diferentes, novos modos de se comunicar com os colegas e com pessoas que apresentavam deficiência auditiva.
📚 Com esse trabalho eles poderão perceber que todos são iguais, mesmo sendo diferentes no jeito de ser, no modo de se expressar, mesmo tendo suas limitações físicas.
📚 Após aprenderem LIBRAS em sala de aula, resolvemos montar um coral com a linguagem de sinais. Para nos apresentarmos na escola na Cantada de Natal e divulgar que podemos sim ser uma escola inclusiva, e que podemos mudar a realidade em que vivemos. Assim mostrar que podemos ser uma escola acolhedora e que respeita a diferença de todos.