domingo, 5 de janeiro de 2020

Projeto : Invenções para todo lado.


O fantástico mundo da tecnologia


Jardim l A/ C
Nazaré Castro / Josevana Mourão
2019. 

1 – Apresentação: 
Por toda a parte há objetos inventados: em casa , na escola, no clube, nas cidades os quais utilizamos sem nos dar conta e facilitam nossa vida de uma maneira incrível.
Já imaginou como seria viver sem luz, telefone, automóvel ou computador?
Esses inventos só existem porque, um dia alguém teve a ideia de criar cada um deles. Por isso, surgiu o interesse em aprender sobre eles que tanto  utilizamos no nosso dia dia... E conhecer o fascinante mundo das invenções e seus inventores, possibilitando o estimulo da criatividade.

2 – Justificativa:
Santos Dumont,  Tomas Edison, Guilherme Marconi, Alexandre Graham Bell... Apesar de viverem em época distinta, esses homens marcaram seus nomes na historia mundial por sua criatividade e ousadia. Eles revolucionaram o modo de vida da humanidade com a ideologia do Avião, da a lâmpada, do radio e o do telefone, facilitando a  rotina das pessoas e fazendo com que o progresso surgisse. Este projeto é para que as crianças,  de uma forma lúdica, entre em contato com a historia geral e vejam a importância dessas criações em suas vidas, possibilitando o conhecimento das invenções e seus inventores e intermediando a construção das palavras através de atividades lúdicas e prazerosas 

Objetivos específicos:
o Conhecer os inventores as suas invenções e suas finalidades; 
o Trabalhar a questão da historia, do progresso, do conforto e da qualidade de vida;
o Nortear no projeto  1- o que é... Quem inventou.... Para que inventou.. ?
o Apresentação de leitura, no intuito de explorar a interpretação “ sonhando com Santos Dumont”
o Conhecer as personalidades da historia. Tais como: Malala, Amélia  Earhart, Chiquinha Gonzaga, Carmem Miranda
o Resgatar o conhecimento do mundo do aluno acerca  das invenções
o Desenvolver habilidades de ouvir de cantar e recontar historias
o Desenvolver a oralidade
o Desenvolver atitudes de interação, de colaboração de troca de experiência em grupo;
o Engajar as famílias nas atividades proposta pelo projeto
o Conhecer a evolução tecnologia de alguns objetos.

Estratégia:
o Instigar  o processo de pesquisa
o Confeccionar algumas invenções
o Debates em torno dos inventos sua real necessidade
o Construir em blog da turma
o Utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos
o Disparador: livro almanaque do sitio do pica pau amarelo: “grandes invenções “
Índice coletivo:
 Personalidades / inventores / invenções
Quem inventou?

A eletricidade
Lâmpada
O carro
O computador
O avião
A primeira pessoa que usou a internet
Relógio
Celular
Radio
Telefone
Motor

Televisão
Barco
Cartão de credito
A bicicleta
Roupa
Revista
Os livros
O plástico
Violão
Roda
Moto


Como faço para registrar a minha invenção:
Recursos:
o Livros, computador, internet, maquina, fotografia, data show, material reciclável, cartolina,

Avaliação:
o Pretendo avaliar de modo processual, continuo e reflexivo o desenvolvimento das atividades, durante o projeto, qualizando o envolvimento do aluno, o trabalho em grupo, iniciativa, criatividade, e autonomia.





Nenhum comentário:

Projeto libras

Projeto Libras